Prepare-se para o grande dia

Esse é o momento de colocar o estudo à prova, literalmente. As poucas horas durante o vestibular decidirão como será o futuro do estudante por cerca de quatro anos. Porém essa expectativa deve ser administrada sem estresse. Caso contrário, todo o esforço de um ano ¿ ou mais ¿ será desperdiçado em um dia. Para que isso não aconteça, profissionais dão dicas simples, mas preciosas para manter a calma durante o teste.

Isis Nóbile Diniz |

Acordo Ortográfico

A preparação para o dia da prova começa nas 24 horas anteriores, diz Fabricio Barbosa Bittencourt, professor de química do Getusp. A alimentação, sono e lazer refletirão no dia seguinte . Na véspera, o aluno deve se organizar, visitar o local da prova, dormir cedo e tentar relaxar sem abusar, afirma Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do vestibular Anglo.

Praticar atividades que proporcionem prazer, como fazer exercícios físicos , são uma forma de diminuir a tensão. Claro que sem abusar para evitar machucados. No momento da prova, é mais complicado. Roer a unha, balançar a perna ininterruptamente ou morder a tampa da caneta possuem essa função de causar alívio, diz Sandro Caramaschi, especialista em relacionamento humano do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Se o colega ao lado demonstrar calma, não se deve olhar sua prova. Primeiro, porque o aluno que tentar colar poderá ser desclassificado. Além disso, é melhor confiar em si mesmo . Os gestos podem, sim, indicar o que as pessoas estão sentido, afirma o psicólogo. Por exemplo, ao olhar para a direita, ao responder uma questão, significa que a pessoa usou a criatividade. Para a esquerda, busca solução para o problema na memória. Mas as ações e seus significados podem ser diferente, mudar, para cada um, explica Caramaschi. Assim, é melhor confiar em si mesmo, lembrar que essa é uma etapa na vida de muitas pessoas e seguir essas dicas:

Revisar os tópicos
No dia anterior à prova, pode-se ler os tópicos ou índices das matérias e os resumos dos livros. A ideia é refrescar a memória. Tentar recuperar todo o estudo, em apenas um dia, aumentará a angústia, diz Bittencourt.

Questões relevantes
Se for para estudar, o professor indica que o aluno apenas reveja as questões que são solicitadas todos os anos nas provas. Em química sempre cai mol, por exemplo, afirma. Essa leitura deve ser por, no máximo, quatro horas.

Balada
No dia anterior, baladas, bares ou ingestão de bebida alcoólica devem ser banidos. Passeio ao ar livre requer protetor solar. Imagine acordar no dia da prova com mal estar, insolação ou dor de cabeça, diz o professor. Para relaxar, ver filmes que distraiam ou conversar com os amigos são duas sugestões.

Sono
Indica-se dormir cedo no dia anterior para acordar disposto. Pense em situações relaxantes ao deitar, afirma Bittencourt. Calmantes ou remédios para dormir devem ser banidos nessa situação. Para levantar, avise os demais da casa que colocou o despertador e a hora limite em que deve sair da cama.

Acordar cedo
Levantar cedo é importante para tomar café da manhã e, horas depois, almoçar. Caso contrário o no momento da prova, a comida pode causar uma indigestão. A alimentação deve ser leve, esqueça a feijoada ou o churrasco.

Comida
A principal recomendação para o momento da prova é beber muita água. Não aconselho refrigerante, pois a glicose pode aumentar o nervosismo, diz Bittencourt. Enquanto pensa na questão mais complicada, o aluno pode encher a garrafa no bebedouro. Além da água, indica-se levar alimentos que o aluno já está acostumado a ingerir, como barra de cereal. Um lanche para o término da prova ajuda a diminuir a fome.

Organização
Deve-se visitar o local onde será a prova para conhecer o lugar e calcular o tempo de locomoção. Também é importante separar o material e a roupa que irá usar. No dia da prova, chegar cedo e ir ao banheiro logo antes de começar a prova pode ser fundamental. Mas apenas entre na classe quando os fiscais solicitarem. Fique dentro do colégio, se distraindo com a arquitetura e com os avisos nos murais, afirma Bittencourt. Ficar sentado, esperando a prova começar, aumenta a tensão.

Celular
Se o celular tocar durante a prova, o dono dele poderá ser imediatamente desclassificado. Então, a primeira coisa a fazer é desligar o aparelho.

Família
Antes de ir para a prova, Bittencourt aconselha os alunos: Avisem os pais que não falarão sobre o vestibular quando chegar em casa. Inclusive, que não conferirão o gabarito, mesmo se isso for mentira. Isso evita comentários que podem causar estresse.

Roupas e acessórios
Utilize roupas e sapatos confortáveis. Leve um casaco leve, mesmo se estiver quente, pois a sala poderá ter ventilador ou ar-condicionado. Para carregar o material, guarda-chuva, lanche e possíveis brindes, utilize uma mochila.

Saída
Ter pessoas esperando na saída do vestibular pode gerar ansiedade. Votar sozinho é uma maneira de se acalmar até chegar em casa.

Leia mais sobre: Vestibular

    Leia tudo sobre: vestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG