Prepare-se para a Fuvest

Maior vestibular do País acontece no domingo para 132.993 candidatos. Veja recomendações e dicas de professores em vídeo

iG São Paulo |

No próximo domingo (28), mais de 130 mil estudantes vão prestar a primeira fase do vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A prova será aplicada na capital paulista, na Grande São Paulo, em 15 cidades do Estado de São Paulo, além de Curitiba (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Com exceção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é utilizado parcial ou integralmente no processo seletivo de várias instituições de ensino, a Fuvest aplica o maior vestibular do País. Estão inscritos 132.993 candidatos para disputar 10.752 vagas (10.652 na USP e 100 na Santa Casa)

Antes de sair de casa, é fundamental conferir se você está levando para a prova todos os itens obrigatórios e que não está carregando objetos proibidos pela Fuvest. Para não ter nenhuma surpresa desagradável e se concentrar apenas nas 90 questões, o iG elaborou um Guia para a Fuvest. Imprima a tabela abaixo, confira as dicas em vídeo dos professores do Cursinho da Poli e boa prova!

Antes da prova

Os professores recomendam refazer provas aplicadas nas edições anteriores para revisar o conteúdo. Mas não exagere nos estudos e não perca noites de sono. É fundamental estar em boa condição física e emocional.

nullDurma cedo e acorde cedo no dia da prova para fazer tudo com calma. Como a prova acontece no horário do almoço, tome um café da manhã reforçado com alimentos leves (frutas, sucos, pães) ou almoce cedo. Não é recomendado almoçar alimentos pesados, gordurosos, que podem causar sonolência e desconforto estomacal. Também é importante tomar bastante água, para que o corpo fique hidratado, principalmente se o dia estiver quente.

Visite o local onde você fará a prova. Como atrasos não são tolerados, é importante cronometrar o tempo necessário para chegar, descubrir quais linhas de ônibus atendem a região, traçar um itinerário e levar em consideração eventos que acontecem no fim de semana e podem modificar o trânsito.

Itens obrigatórios

Antes de sair de casa, cheque se você está carregando os itens obrigatórios para a prova:

null1) Documento de identificação original e com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, dentro da validade). Protocolos de identificação, como certidão de nascimento, casamento e título de eleitor não serão aceitos. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e o protocolo de solicitação de segunda via do documento

2) Material para a prova: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2 e borracha. Objetos estranhos e eletrônicos como calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, computadores e similares não são aceitos. A Fuvest também pede para que os candidatos não levem gorros e bonés

3) Água e lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais): é importante se manter hidratado e bem alimentado.

nullHorário

Recomenda-se chegar uma hora antes do início da prova, marcada para as 13h. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30, fecham às 13h e atrasos não são tolerados. O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de três horas, a partir do início do exame. Portanto, o candidato somente poderá retirar-se do local de exame a partir das 16h

A prova

Leia atentamente a prova. Há professores que recomendam resolver as questões na ordem, pulando apenas as perguntas que não souber responder. Outra dica é começar pelas questões mais fáceis ou pela disciplina que domina melhor para garantir uma boa pontuação. Porém não há uma regra, cada estudante deve descobrir qual é a sua melhor estratégia. O importante é não “empacar” em uma questão para não perder tempo.

nullExclusão

É sempre bom lembrar que alguns comportamentos podem excluir o candidato do processo seletivo. A Fuvest avisa que é “terminantemente proibido” que o candidato mantenha em seu poder durante o exame qualquer tipo de equipamento de telecomunicação (celular, por exemplo) ou qualquer outro material estranho à prova (papéis).

Será excluído o candidato que utilizar “linguagem imprópria, ofensiva ou obscena, que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria”. Mentir a identidade, apresentar documentos falsos, colar ou conversar com outro candidato são condutas que excluem o estudante do processo de seleção da Fuvest.

    Leia tudo sobre: Fuvest 2011provadicasvídeo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG