Preparação física para vestibulandos

Professor dá dicas para o estudante manter o corpo mais confortável e facilitar a concentração na hora da prova

Carolina Rocha, iG São Paulo |

No período pré-vestibular, estudantes passam horas em uma mesma posição durante o estudo e muitos acabam não tendo tempo para praticar esportes ou qualquer atividade física. Para ajudá-los a relaxar, manter uma postura confortável e não desenvolver problemas corporais, o professor de Biologia e especialista em práticas terapêuticas chinesas Jaime Kuk dá dica de exercícios simples para fazer em casa.

Cada pessoa tem características e necessidades próprias, mas algumas dicas servem para a maioria. Uma breve sequência, de 5 ou 10 minutos, pode ajudar, com a vantagem de preparar o corpo e a mente para um longo período de pouca mobilidade.

Os exercícios sugeridos podem ser feitos antes, durante e depois do período de estudos, ajudando a aliviar o organismo do estresse.

Lembre-se :

- Nenhum desses exercícios deve ser feito com força ou velocidade, e sim bem relaxados ou, em alguns casos, como se estivesse espreguiçando.

- Procure sempre prestar atenção no efeito do exercício no corpo, para perceber seus benefícios e observar se não está se machucando ou executando de forma errada.

- Os exercícios podem ser feitos como um “espreguiçamento”, com cuidado para não forçar demais. Repetir cada sequencia quatro vezes para cada lado.

Para aliviar o pescoço :

- sentado ou em pé, deitar a cabeça num ombro e depois no outro;

- levar o queixo para a esquerda e depois para a direita;

- levar o queixo para cima e para baixo;

Para aliviar os ombros :

- erguer os ombros como se fosse encostá-los nas orelhas e soltá-los com calma.

- levar os ombros à frente, como se fosse juntá-los, alternando com puxar os ombros para trás, expandindo o peito.

Costas e cintura :

- sentado, deitar o tronco sobre as coxas, respirando com calma e se deixando relaxar.

- em pé, com cuidado e devagar, esticar os braços para trás, inclinando um pouco o tronco também para trás como se estivesse espreguiçando. Abaixe-se para frente, relaxando a cabeça e soltando os braços. As pernas devem estar estendidas, pois com este movimento obtêm-se um leve alongamento delas.

- em pé ou sentado, girar (rotar) o tronco para a esquerda e direita, como se quisesse olhar para trás, mas sem tirar os pés (ou a bacia, se estiver sentado).

Pés e tornozelos :

- sentado ou em pé, puxar a ponta dos pés para cima, até sentir alongar a panturrilha, alternando com esticar a ponta do pé para frente.

Para acalmar, auxiliar o bom sono, regular funções dos órgãos internos e ajudar na concentração :

- sentado ou em pé, praticar a respiração com o baixo ventre, como se a barriga abaixo do umbigo se enchesse de ar. A respiração não deve ser forçada, deve-se deixar o corpo relaxar devagar, e naturalmente essa respiração acontecerá.

Recomenda-se respirar dessa forma até se obter um ritmo de menos de 10 respirações por minuto, por um período de 15 minutos diários, se possível.

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