Pela primeira vez, Secretaria de Educação irá lançar programa de reforço para alunos do ensino fundamental

Com base nos resultados da Prova São Paulo, avaliação anual da Prefeitura aplicada a seus alunos, e de uma pesquisa que traçou o perfil da rede municipal de ensino , a Secretaria de Educação de São Paulo irá implantar um programa de recuperação escolar focado nas principais dificuldades dos estudantes em Português e Matemática, disciplinas cobradas nas principais avaliações de desempenho. Uma portaria com as diretrizes do programa será publicada no Diário Oficial até a semana que vem, segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

De acordo com o secretário, as Salas de Apoio Pedagógico (SAPs), locais onde hoje um professor atende alunos com diversas dificuldades de aprendizado, passarão a ter dois professores, um para cada disciplina, para atender os alunos com dificuldades fora do horário de aula. Materiais didáticos específicos e treinamento de professores serão realizados para atender aos estudantes ainda no primeiro semestre. Para estimular os docentes a dar reforço em Matemática, será concedido um bônus para os responsáveis por esta disciplina.

Até então, a recuperação paralela era desenvolvida pelas escolas nas SAPs, sem uma orientação ou materiais didáticos específicos. Cerca de 78% das 544 escolas municipais de ensino fundamental têm programas próprios de recuperação e mais de um quarto dos alunos frequenta essas atividades. No ciclo I (6 a 10 anos), quase metade dos estudantes fazem atividades de apoio à aprendizagem – 23% estão em aulas de recuperação paralela em Matemática e 30,3% em Português. Já no ciclo II (11 a 14 anos), 22,4% fazem reforço em Matemática e 25,3% em Português.

Segundo a pesquisa que traça o raio-X da rede municipal, mais da metade (51,6%) dos estudantes do ciclo I gostam das atividades nas SAPs. “A pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo ao criar um programa de recuperação. Os alunos gostam das atividades e precisam do reforço”, destaca Schneider. Para o secretário, outro ponto positivo é que as escolas não esperaram a secretaria, criaram seus programas de recuperação escolar.

Recuperação e reforço escolar

Atividades frequentadas por alunos do ciclo I do Ensino Fundamental

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SME/São Paulo

Atividades extracurriculares

A Secretaria de Educação irá publicar uma portaria orientando as escolas a montarem grades curriculares com 7 horas de duração. As duas horas adicionais serão destinadas a atividades extracurriculares diversas, como aulas de xadrez, informática, capoeira, ginástica olímpica e atividades em grupo como bandas musicais, jogos e teatro.

A ampliação das atividades curriculares irá contar com 50% dos recursos do Ministério da Educação, por meio do programa Mais Educação, e 50% da Secretaria de São Paulo. O valor da verba destinada para essa finalidade ainda não foi divulgado.

Recuperação contínua

Além da recuperação paralela, os estudantes seguem com a recuperação contínua, feita em sala de aula, duas vezes por semana, com os cadernos de Apoio e Aprendizagem, de Língua Portuguesa e Matemática. O material, aprovado na pesquisa por pais e professores, foi elaborado pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV e Rádio Cultura. Vídeos infantis e educativos da emissora são utilizados nas atividades propostas nos cadernos, em sala de aula ou em casa.

“O objetivo é tornar a aula mais agradável para os alunos. Em pouco tempo tivemos um resultado bastante positivo. Os livros foram entregues em abril e em novembro, pais e professores os avaliaram bem”, destaca Schneider.

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