Prazo para inscrição no Prouni termina nesta terça

Para concorrer é preciso ter feito Enem, não ter pago escola e ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa

iG São Paulo |

As inscrições para distribuição de bolsas de estudo superior do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam às 23h59 desta terça-feira. Até o domingo, mais de 600 mil candidatos já haviam se cadastrado.

Ao todo, há 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, que cobrem 50% da mensalidade. Aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País participam com a destinação de algumas vagas pelo sistema.

Podem se candidatar às bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza; ciências humanas; linguagens e códigos; matemática; e redação). Quem zero na redação é desclassificado.

Renda máxima depende de tamanho da família

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Exemplo: um membro de uma família de quatro pessoas pode se inscrever se a renda somada das pessoas que trabalham for de até R$ 3.240. Já a bolsa parcial é destinada a quem tem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Neste caso, a mesma família de quatro pessoas teria de receber menos de R$ 6.480.

O candidato também deve obrigatoriamente ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral no caso de particular. Professores da rede pública de educação básica que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que sejam efetivos.

Ao final do período de inscrições, serão feitas duas chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré-selecionados. A primeira chamada acontece na próxima sexta-feira, 28. A partir do primeiro dia de inscrições, o sistema calcula, durante a madrugada, as notas de corte de cada curso, que podem ser verificadas em caráter meramente informativo pelo estudante. Durante o período em que o sistema estiver aberto para inscrições, o candidato poderá alterar suas opções a partir da observação da nota de corte.

Inscrição no site
Para inscrever-se, o candidato deve acessar o site do Prouni e informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o CPF.

No ano passado, 822 mil estudantes pleitearam uma bolsa de estudos no primeiro semestre de 2010.

    Leia tudo sobre: prounibolsistarenda familiarquem podeprazoenem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG