Praticando o idioma

Para quem quer ¿ ou precisa ¿ colocar o conhecimento da língua inglesa em prática e depende de um resultado rápido e eficaz, a saída é a chamada ¿imersão em língua inglesa¿, programa oferecido por escolas de inglês e/ou acampamentos especializados. E o prático: é feito aqui mesmo no Brasil. Nele, o participante fica exposto somente a situações em que precisará usar a língua.

Redação |

O tempo da permanência na imersão pode variar de oito a 12 horas por dia, durante um ou mais dias ¿ dependendo do programa escolhido ¿ e ainda existe a opção de permanecer por uma semana ou mais. A finalidade é desenvolver a capacidade de comunicação e compreensão escrita e auditiva. O foco de um programa de imersão é fazer com que o aluno adquira auto-confiança para se comunicar, explica Caio Cardoso, coordenador de Projetos Corporativos da Associação Alumni.

Existem programas para crianças, adolescentes e adultos ¿ em grupo ou individual. Se um executivo precisa montar uma apresentação para uma palestra no exterior, por exemplo, é possível montar um programa exclusivo só para desenvolver a atividade dele, diz Silvia Goulart Urioste, representante do English Camp, que completa: o programa ainda contribui para a capacidade de o aluno se relacionar. Em determinados programas, muitas pessoas que nunca se viram na vida acabam criando afinidades e cumplicidades por estarem no mesmo barco. E isso também é relevante no programa de imersão.

A metamorfose

Para que o programa traga resultados, o essencial é que o aluno tenha uma pré-disposição para o aprendizado e assuma, integralmente, o uso da língua inglesa. 

Como o dia a dia do participante é inteiramente em inglês, desde a hora em que acorda até a hora de dormir, ele vai assimilando a língua e se familiarizando com termos do dia-a-dia, explica o diretor do acampamento NR, Kito, que oferece o programa English & Action.

Portanto, o resultado para aqueles que insistem, no meio do programa, em usar o português nos momentos de aperto, por exemplo, pode não ser o mesmo que o do aluno que tenta se virar.

Mas é fato que sempre há um ganho para o aluno que pratica a imersão. O mais importante é mostrar o quanto é legal e importante saber falar inglês bem, completa Kito. 

A proposta dos programas é fazer o aluno perceber um sentido no aprendizado da língua. O participante passa a entender que inglês não é apenas uma matéria, mas, sim, uma ferramenta fundamental de comunicação.  Participar de imersão em inglês no Brasil costuma ser indicado, também, como um preparativo para intercâmbios no exterior. Assim, o aluno viaja com maior segurança.

Para todos

Você deve estar se perguntando: e quem não sabe nada de inglês?. Como os programas costumam oferecer programas específicos para o grau do aluno, é natural que o iniciante ganhe uma atividade personalizada, mas é importante, para o resultado, que o aluno já tenha algum contato ou conhecimento da língua antes de entrar no curso, assim ele consegue estabelecer alguma comunicação em inglês, pois já tem ferramentas e recursos para falar e entender.

Mas o fato de ser iniciante não quer dizer que ele não vá aprender. A experiência sempre traz um resultado, mas isso também vai variar do foco e determinação do aluno no curso e do tempo que ele passará lá.

Lembrete

O curso é voltado para o desenvolvimento da comunicação do aluno. É diferente de um curso de inglês, que envolve gramática. Portanto, não entra em questão o avanço em cursos de inglês divididos por módulos após a prática da imersão.

Dicas

Para quem pretende se inscrever em um curso de imersão:

- saiba que você é capaz de se comunicar, mesmo que os seus recursos sejam limitados;

- é importante tentar romper as travas e não se deixar dominar pelas inibições;

- esteja disposto a participar ativamente, sem medo de se expor;

- tenha em mente que todas as atividades contribuirão para que a sua fluência no idioma melhore, portanto evite se comunicar em português durante o curso;

- o resultado depende do empenho e determinação e se o aluno perceber que pode se divertir usando o inglês como ferramenta, o bom resultado será inevitável.

Onde encontrar:

Alumni: www.alumni.com.br

NR: www.nr.com.br  - http://www.nr.com.br/ROOTZ/escgru/english/index2.htm

English Camp: http://www.englishcamp.com.br/

Leia mais sobre: Imersão em inglês - acampamento - língua inglesa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG