Possível meteorito provoca explosão na Argentina

A queda de um possível meteorito causou um forte clarão seguido de grande estrondo próximo à localidade de Santa Isabel, na província de La pampa, na Argentina. O evento ocorreu na tarde de domingo e pode ser ouvido em General Alvear, na província de Mendoza, a 40 km do local.

Apolo11 |

Clique para ampliar


Em entrevista ao jornal argentino El Clarín, o chefe da Defesa Civil de General Alvear disse que a explosão "poderia se tratar de um meteorito", uma vez que estudos preliminares feitos com base em interferências em sinais de rádio mostraram que o ponto triangulado se encontra dentro das localidades de Cochi-co, Punta del Agua e Agua Escondida, uma região desabitada de cerca de 300 mil hectares. O jornal não informou quem fez o estudo.

Clique para ampliar


"Dava para ver uma bola de fogo como se fosse um refletor, caindo.", disse José Luis Cuadrado ao Diário Textual, de La Pampa. "Depois de alguns segundos só vimos fumaça e algumas pessoas pensaram que era um terremoto", completou.

Como caiu neve durante todo o dia na região, as autoridades argentinas não se preocuparam com os riscos de incêndio.

 - Saiba mais sobre meteoritos

Foto: Imagem publicada pelo jornal Diário Los Andes mostra o céu após a entrada do suposto bólido na atmosfera. Crédito: Diário Los Andes/Reprodução


Leia mais sobre: Meteoritos

    Leia tudo sobre: argentinaastronomiameteoritos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG