Pós-graduação na China ou Índia

A Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), organização internacional autônoma fundada em 1983, em Trieste, na Itália, tem como objetivo promover a excelência científica para o desenvolvimento sustentável do hemisfério Sul.

Agência Fapesp |

Desde 1986, a entidade tem apoiado cientistas e instituições de países em desenvolvimento em uma série de programas, que representam excelente oportunidade de intercâmbio de pesquisadores.

O Programa de Bolsas de Pós-Graduação TWAS-CAS para Pesquisa, oferecido em conjunto com a Academia Chinesa de Ciências é direcionado a pesquisadores de países em desenvolvimento que queiram concluir o último ano do pós-doutorado em uma de mais de 80 das principais instituições chinesas.

Despesas com visto e passagens ficarão a cargo da TWAS, enquanto a CAS se encarregará do pagamento da bolsa, suficiente para cobrir gastos com aluguel, alimentação e seguro-saúde. Os interessados devem ter proficiência em inglês. A data-limite para inscrições é 31 de agosto de cada ano.

O Programa de Bolsas de Pós-Graduação TWAS-DBT, para pesquisa ou treinamento, é uma parceria com o Departamento de Biotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia. É voltado a jovens cientistas de países em desenvolvimento que queiram fazer parte ou toda a pós-graduação em biotecnologia em instituições de pesquisa indianas. Os interessados devem ter proficiência em inglês. As inscrições podem ser enviadas até o dia 31 de agosto de cada ano.

A TWAS oferece outros programas para pesquisa de pós-graduação na Índia, em física, em parceria com o Centro Nacional para Ciências Básicas S.N. Bose, e em ciências naturais, com a Associação Indiana para Cultivo da Ciência. Nos dois os interessados devem ter proficiência em inglês, podem permanecer até quatro anos (em caso de treinamento) ou até um ano (pesquisa) na instituição desejada e os prazos de inscrição vão até 30 de junho de cada ano.

A mesma data-limite é válida para interessados em fazer pós-graduação (pesquisa ou treinamento) no Paquistão, no Centro Internacional para Ciências Químicas e Biológicas, em Karachi, e no Centro Nacional de Excelência em Biologia Molecular, em Lahore.

Outro programa de destaque da TWAS é o de Bolsas para Pesquisa ou Treinamento Avançado, voltado a cientistas que desejam fazer parte da pós-graduação em outro país em desenvolvimento. A duração é de três meses a um ano e o prazo de inscrição termina no dia 1º de outubro. Não há idade limite para participação. 

As operações administrativas e financeiras da TWAS são conduzidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais informações sobre esses e outros programas da TWAS, bem como instruções para aplicações, estão disponíveis no endereço: www.twas.org/exchange .

Leia mais sobre: Pós-graduação

    Leia tudo sobre: pós-graduação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG