Pesquisas destacam preocupação com tema

De acordo com diferentes institutos de pesquisa, saúde, segurança pública e educação poderão se tornar assuntos de relevância na campanha eleitoral, por dominarem as preocupações dos brasileiros.

Marcelo Diego, iG São Paulo |


Segundo o Instituto Datafolha, em pesquisa nacional realizada em dezembro de 2009, o tema Saúde era a principal preocupação de 27% dos entrevistados, seguido de violência e segurança, com 16%. É também a área em que o governo federal está mais mal avaliado (para 24% dos entrevistados, é a área de pior desempenho da gestão Lula).

Já a educação tem avaliação positiva na esfera federal - 13% consideram essa a área de melhor desempenho do governo. Um número que pode ser considerado, porém, abaixo da real expectativa da população. O instituto Sensus, em janeiro deste ano, mostrou que a expectativa de 61% é que haja melhoria neste item nos próximos seis meses. E que a qualidade da escola pública está entre os dez principais problemas do País.

Educação também é bem avaliada no governo Serra, mas com números mais auspiciosos. Cultura, esporte e educação eram as áreas mais bem avaliadas da gestão, todos com índices acima de 40%.

Levantamento do instituto Nielsen, realizado no ano passado, apontou que a questão do ensino dos filhos era a maior preocupação do brasileiro, alcançando 19%. Este índice, para comparação, é maior que a média de outros países latino americanos aonde o mesmo levantamento foi realizado - 17% dos vizinhos brasileiros compartilham a mesma preocupação.

    Leia tudo sobre: ensino técnico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG