Pesquisas conjuntas com a Jordânia

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, assinou um acordo de cooperação científica e tecnológica com o rei Abdullah II Bin Al Hussein, da Jordânia, que prevê a expansão e o fortalecimento das relações entre as comunidades de pesquisadores dos dois países.

Agência Fapesp |

Acordo Ortográfico

A cerimônia foi realizada no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. As ações serão coordenadas pelo MCT, no Brasil, e pelo Conselho Superior para Ciência e Tecnologia, na Jordânia.

O acordo internacional, que se baseia na cooperação em áreas de ciência e tecnologia de interesse mútuo, inclui o intercâmbio de estudantes, peritos e cientistas, a realização de seminários, conferências e encontros científicos, o treinamento, a atualização e a implementação conjunta de programas e projetos.

De acordo com o documento, será dada prioridade a colaborações em áreas estratégicas como proteção ao meio ambiente e à biodiversidade, pesquisa sobre o semi-árido, na área química, manejo de bacias hidrográficas, pesquisas marinhas, meteorologia, sismologia, agricultura, energia, materiais avançados e nanotecnologia.

Também deverão ser incentivadas ações conjuntas nas áreas de educação científica e tecnológica, tecnologia da comunicação e informação, saúde, biotecnologia e ciência, tecnologia e engenharia para desenvolvimento sustentado.

Mais informações sobre o acordo: www.mre.gov.br

Leia mais sobre: Pesquisa

    Leia tudo sobre: pesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG