Formulário pretende traçar perfil socioeconômico dos estudantes universitários e está disponível pela internet

Os 450 mil universitários participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) este ano têm até 21 de novembro para preencher um questionário socioeconômico. Essa é a primeira vez que a coleta dos dados que pretendem traçar o perfil dos universitários será feita pela internet . O participante terá de informar um endereço eletrônico e o número do CPF para fazer o primeiro acesso ao sistema.

A proposta de colocar o questionário em meio virtual foi feita pelas próprias instituições de ensino e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os dirigentes querem acompanhar o processo de participação dos alunos de maneira mais rápida. Vale lembrar que os estudantes não são obrigados a preencher o questionário. Mas os dados são utilizados para construir indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

Neste ano, serão avaliados pelo Enade estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. Estudantes de cursos superiores de tecnologia em agronegócios, gestão hospitalar e gestão ambiental serão avaliados pela primeira vez. As provas serão aplicadas no dia 21 de novembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.