Para evitar frustração, candidatos a Unesp não olham lista da Fuvest

Vestibulandos, que fazem segunda fase da Unesp nesta tarde, não conferiram se foram aprovados para a última etapa da USP

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

A maior parte dos candidatos que fazem o segundo dia de provas da segunda fase da Universidade Paulista (Unesp) e também concorrem a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) evitaram conferir a lista de aprovados da Fuvest . Eles não querem deixar que uma possível frustração na instituição mais cobiçada diminua o rendimento na prova de hoje (19).  Os portões foram fechados às14 horas e o tempo mínimo de prova é de duas horas.

Os candidatos, normalmente já bastantes nervosos, estão ainda mais ansiosos por saber que a divulgação dos convocados da Fuvest foi feita esta manhã. Amanda Ferreira de Oliveira, 19 anos, tenta hoje uma vaga em jornalismo na Unesp, apesar de já ter sido aprovada no ano passado. “Eu esperei mais um ano para vez se passo na USP, mas não quero arriscar ficar sem nem uma e nem outra. Então vou me concentrar aqui antes de conferir lá”, disse.

Veja imagens do vestibular da Unesp:

A mesma atitude de Deisi Gois que tenta passar em Engenharia Elétrica, confiante por já ter sido aprovada no vestibular da Unesp 2011. “Este ano prestei USP, Unicamp e Unesp de novo e dessa vez faço no lugar em que eu passar”, disse.

Leia mais:
Fuvest 2012 divulga aprovados para 2ª fase
Medicina da Unesp tem 171 candidatos por vaga
Começa neste domingo 2ª fase do vestibular Unesp 2012
Unesp recebe 14,4% mais inscrições no vestibular

Além da ansiedade, o calor também castiga os vestibulandos que aguardam o início da prova nesta segunda-feira, na Rua Vergueiro, um dos locais de aplicação do vestibular da Unesp. A ambulante Rosana Lara vendeu 60 garrafas de água gelada em um isopor, em menos de meia hora. “Comprei mais, mas não está tão geladinha”, disse.

Com pouca sombra, Débora Junqueira Gerbasi, 18 anos, usou um guarda-chuva para se proteger do sol. “Ontem, como havia previsão de chuva, eu trouxe e me foi muito útil por causa do sol. Hoje trouxe para isto”, disse.

Foram chamados para a segunda etapa 38.765 candidatos, que disputarão 6.629 vagas para as 156 opções de cursos em 28 unidades da Unesp localizadas em 19 cidades de todas as regiões do Estado de São Paulo (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã).

Além das 19 cidades com oferta de cursos, as provas são aplicadas também nas seguintes cidades: Americana, Campinas, Dracena, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. O menor índice de ausentes na primeira fase, 4,8%, foi registrado em Ourinhos. O maior, 16,4%, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Os cursos mais concorridos são os de Medicina (170,9 candidatos por vaga) , Direito (59,3), Engenharia Civil (52,3), Arquitetura e Urbanismo (44,9) e Engenharia de Produção Mecânica (40,3).

O resultado final será divulgado em 27 de janeiro no site da Vunesp e também no da Unesp .

    Leia tudo sobre: vestibularunespuspcandidatos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG