Para candidato, prova da UFRJ não foi "bicho de sete cabeças"

Primeira estudante a sair no campus da UERJ termina prova em uma hora. Família e até cachorro acompanham em momento decisivo

Bia Amorim, iG Rio de Janeiro |

Apenas 60 minutos foram necessários para Barbara Tedesco, 18 anos, terminar a prova da segunda etapa do vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apesar de ter sido a primeira a terminar a prova no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã (zona norte do Rio), a estudante mostrava bastante tranquilidade ao sair. “Não costumo fazer as provas rápido, mas esta não estava difícil, nem era tão grande”, disse Barbara, que tenta uma vaga para administração.

Logo depois, muitos outros também começaram a deixar as salas de prova. O estudante Gabriel Lopes, 17 anos, tinha até torcida do lado de fora. Seu pai, Irinir Lopes, o aguardava com ansiedade no estacionamento. “Todo mundo sempre fala que o vestibular da UFRJ é um bicho de sete cabeças, mas não é nada disso. Basta ter calma e saber o conteúdo. Levei meia hora na de física e um pouco mais na de química”, disse o estudante que fez prova para engenharia. “É importante participar de todas as etapas na vida de um filho, venho com prazer esperá-lo”, disse Irinir, que ganhou um beijo.

Agatha Terra, 20 anos, tenta vaga em psicologia mas tem outra pretensão. “O meu sonho mesmo é fazer a prova para bombeiro na UERJ, que tem matemática e física como específicas. Aqui, as provas foram de Geografia e História, mas nem assim achei complicado”, conta Agatha, que fez o exame na mesma sala do irmão Caio, 22 anos.

Ele já é aluno de engenharia civil na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas tentava uma vaga para economia na UFRJ. “O legal de fazer prova com a irmã é poder comentar as questões em casa depois. Se passar aqui eu vou ter que trancar a UFF, porque não se pode ter duas matrículas em universidades federais”, conta Caio.

Um outro tipo de torcida marcou presença no campus da UERJ. Gabriel Amorim, 17 anos, que concorre ao curso de Engenharia, contou com a presença da mãe, Lidia Amorim, e da cachorrinha Mel, que o acompanhou até o limite de entrada do prédio Reitor João Lyra Filho. “A gente mora aqui perto e como era hora da Mel passear, a gente veio com ela também”, diverte-se Gabriel.

Teve também quem mantivesse o humor. A estudante Catherine Lamenha, 18 anos, exibia uma camiseta com os dizeres “vestibular é um inferno”. “É muito massante! As provas são grandes, complicadas, muitos dias de exames para várias universidades e ainda a confusão do Enem. Fiz a prova em duas horas, perdi o domingo, porque a única coisa que quero agora é ir para casa e dormir”, conta Catherine, que mantém, no entanto o bom humor ao narrar as suas dificuldades.

O dia não foi produtivo apenas para os alunos. A ambulante Eluzinete, que há 15 anos trabalha vendendo água na porta da UERJ, fazia as contas do seu faturamento: 200 garrafas vendidas a R$ 2 cada uma. Aparentemente, funcionou o seu bordão para atrair os clientes :“Água milagrosa: tomou, passou!”.

Segundo a organização, 92.365 pessoas se inscreveram para o vestibular, mas 33.538 estudantes faltaram à primeira etapa. Neste segundo dia de exame, 58.484 estudantes estarão concorrendo a 3.623 vagas. O candidato fará duas provas de disciplinas específicas para o grupo escolhido: Grupo 1: Física e Química; Grupo 2: Física e Química; Grupo 3: Física e História; Grupo 4: Geografia e História; Grupo 5: Geografia e História.

O vestibular deste ano garante acesso a 40% do total de vagas para 2011. Do restante, 40% das vagas serão preenchidas por meio da nota do Enem, enquanto 20% estão reservadas a alunos das escolas municipais e estaduais do estado do Rio.

Os cursos mais concorridos (relação candidato/vaga) são: Gastronomia (115,88), Medicina (104,23), Medicina / Macaé (84,96), Administração (65,38) e Geologia (59,25), e Comunicação Social/Jornalismo, Produção Editorial, Radialismo, e Publicidade e Propaganda (59,21).
Os resultados do concurso de acesso serão divulgados nas seguintes datas:

Divulgação das notas: 21 de dezembro de 2010
Pedido de revisão: 5 de janeiro de 2011
Resultado Final: 14 de janeiro de 2011
Pré-matrícula na UFRJ: 18 e 19 de janeiro de 2011
1º Reclassificação: 4 de fevereiro de 2011

    Leia tudo sobre: VestibularUFRJUERJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG