Organização concede bolsas no ensino médio em 13 países

Esta é a última semana para se inscrever no projeto United World College. Estudantes do 1º ano podem participar do intercâmbio

iG São Paulo |

A organização internacional United World College (Colégios do Mundo Unidos) recebe até a próxima sexta-feira (19) inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos no ensino médio em instituições de 13 países diferentes. A bolsa vale pelo período de dois anos (2011-2013) e é destinada a estudantes que estão cursando o primeiro ano do ensino médio em 2010.

Os 13 colégios da organização, localizados em diferentes países (Canadá, Cingapura, Costa Rica, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Itália, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Venezuela, Bósnia e Herzegovina e Holanda), recebem por dois anos estudantes com idades entre 15 e 19 anos selecionados em mais de 150 países. A experiência proporciona um intercâmbio em ambiente multicultural único.

O currículo acadêmico adotado é o International Baccalaureate (Bacharelado Internacional), reconhecido mundialmente e, no Brasil, equivalente à conclusão do ensino médio. Todos os colégios oferecem um programa de atividades desportivas (natação, vela, montanhismo, mergulho), artísticas (coral, fotografia, teatro, tecelagem) e de serviços comunitários (visita a asilos, auxílio no resgate florestal, prática de esportes com deficientes) que incentivam o trabalho em equipe, a responsabilidade e a criatividade. O programa já beneficiou mais de 40 mil estudantes no mundo inteiro.

Processo seletivo

A United World College procura jovens que tenham um perfil de “agentes transformadores”, para formar cidadãos responsáveis, com consciência política e ambiental, comprometidos com a paz, a justiça, a compreensão e a cooperação, e com a implementação destes ideais pela ação e o exemplo pessoal.

O processo seletivo para bolsa de estudo dos UWCs busca candidatos capazes de se identificar com este objetivo. A disposição pessoal de trabalhar pelos ideais do movimento, por meio de sua profissão ou de outro veículo, é o atributo mais importante de um candidato. De cinco a oito brasileiros, em média, são selecionados a cada ano.

Todos os alunos recebem bolsas de estudo, integrais ou parciais, que cobrem os custos de ensino, hospedagem e alimentação ao longo dos dois anos no colégio. Os interessados em concorrer às bolsas devem estar curando a primeira série do ensino médio em 2010 e podem se inscrever até 19 de novembro de 2010.

O processo de seleção tem três etapas: prova escrita e carta de apresentação pessoal (todos os inscritos), entrevista (48 selecionados) e convívio (16 finalistas).

Mais informações podem ser encontradas no site do comitê nacional da UWC .

    Leia tudo sobre: intercâmbioensino médiobolsa de estudo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG