Olimpíada de Português prorroga prazo para receber textos

Escolas podem enviar redações de alunos à secretarias de educação até sexta-feira (20)

iG São Paulo |

A Olimpíada de Língua Portuguesa prorrogou para sexta-feira (20) o prazo para as escolas enviarem textos de alunos às secretarias de educação para a primeira seletiva. Na edição de 2010, a competição recebeu inscrições de 60 mil escolas de 5.488 municípios.

A olimpíada é organizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. O objetivo é “ampliar as competências de leitura e escrita entre alunos” a partir do “aperfeiçoamento didático de docentes da rede pública”.

Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O Lugar Onde Vivo. Para os estudantes do 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos do 7º e 8° anos participam com dissertações do tipo memória. Os concorrentes que cursam do 9° ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio escreverão crônicas e os estudantes do 2° e 3° anos do ensino médio participam com artigos de opinião.

Para avaliar os trabalhos, foram formadas comissões julgadoras com educadores, especialistas de universidades e representantes de entidades ligadas à educação. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos que disputam uma seleção municipal. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos. Mais informações no site do concurso ou pelo telefone 0800 771 9310.

* Com informações da Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG