OAB divulga lista de aprovados por instituição que inclui alunos

Consulta pode ser por escolaridade ou número de tentativas do candidato. Federal do Sergipe tem 100% de aprovação entre concluintes

iG São Paulo |

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou na noite desta sexta-feira uma nova lista com resultados das instituições com candidatos em sua prova que inclui dados dos estudantes. A nova lista inclui também as instituições que tiveram menos de 10 inscritos e por isso haviam sido deixadas de fora do ranking divulgado na semana passada.

Leia também: Série especial sobre o Exame de Ordem, que será julgado pelo STF este ano

As informações podem ser consultadas no ranking abaixo pelo desempenho dos estudantes, dos bacharéis e da instituição (soma do desempenho dos alunos e dos formados no curso).

Há ainda uma relação do  desempenho por número de participações do candidato .

Os porcentuais divergem pouco do ranking que considerava apenas bacharéis e instituições com pelo menos 10 inscritos, mas mostram que os estudantes têm resultado superior aos bacharéis já formados. Na Universidade Federal de Sergipe, que já havia sido o primeiro lugar no modelo anterior, por exemplo, o porcentual de aprovados sobe de 69,44% para 70,68% no total e, ao considerar apenas os estudantes, 72,72%. No caso dos alunos matriculados só no último semestre, 100% foram aprovados: eram apenas três.

Na Universidade de São Paulo (USP), os porcentual sobe de 63,76% entre os bacharéis para 70,35% incluídos os estudantes. 

Os resultados também são preliminares já que os recursos apresentados por cerca de 2 mil candidatos ainda não foram divulgados. O resultado final será conhecido no dia 4 de outubro.

Segundo a Ordem, as próprias instituições solicitaram a exclusão de estudantes porque “eles ainda não estariam prontos para o mercado”. Nesta sexta, porém, a OAB mudou de ideia. “Por uma questão de transparência, a Comissão Nacional do Exame de Ordem decidiu divulgar todos os dados. No entanto, reforçamos nossa posição de que, para fins estatísticos, só devemos comparar as faculdades que tiveram mais de 10 bacharéis inscritos no exame. Se uma instituição só teve dois inscritos e todos são aprovados, ela aparece com 100%. Se os dois não passam, com 0%. É uma injustiça”, diz o secretário-geral, Marcus Vinícius Coelho.

Veja a aprovação de estudantes e bacharéis na ferramenta abaixo (dados sem os 221 aprovados após recurso )

    Leia tudo sobre: oab

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG