Novos cursos de Engenharia na USP já serão criados em 2012

Conselho Universitário, instância máxima da universidade, aprovou também transferência de Engenharia do Petróleo para Santos

iG São Paulo |

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação de 120 novas vagas em três cursos de Engenharia – Ambiental, de Produção e Física –, no campus de Lorena, interior do Estado. O Conselho Universitário, instância máxima da universidade, acatou a decisão do Conselho de Graduação . Além desses, será criado o bacharelado em Administração, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), no campus de Piracicaba, em 2013. A transferência do curso de Engenharia de Petróleo , que hoje funciona na sede da instituição, no Butantã, para Santos, no litoral paulista, também teve o aval final.

Os novos cursos de Engenharia terão 40 vagas, cada um, já no próximo vestibular. O de Engenharia Física, será em período diurno, e os outros dois, noturno. No campus de Lorena, foi aprovada também a substituição do curso de Engenharia Industrial Química, oferecida no período noturno, com 80 vagas, pelo oferecimento do curso de Engenharia Química, que terá seu currículo reformulado, também no período noturno, com o mesmo número de vagas.

Em Santos, o curso de Engenharia de petróleo, com 10 vagas, passará a ser ministrado em um prédio localizado na Vila Matias, no centro da cidade. O objetivo é atender à demanda por profissionais especializados em petróleo e gás. Também há negociações para transferir para a baixada santista as carreiras de Logística e Oceanografia.

Fuvest com mais vagas
No começo do ano, a USP já havia aprovado dois novos cursos: Ciências Biomédicas e Saúde Pública , ambos com 40 vagas. As novas carreiras têm alta demanda de mercado. A concorrência por engenharias dobrou nos últimos dois anos. Somadas todas as novidades, o vestibular da Fuvest passará a oferecer, no total, 10.852 vagas para 2012.

Administração em 2013
Em Piracicaba, a ESALQ passará a oferecer o Bacharelado em Administração, com 40 vagas anuais, no período diurno. O profissional formado nesse curso terá sólidos conhecimentos teóricos da administração, além de conhecimentos aplicados nas áreas de gestão do agronegócio, ambiente, recursos naturais e sustentabilidade, economia empresarial e agricultura e produção familiar. Este curso será incluído no vestibular de 2013.

    Leia tudo sobre: USPengenhariacursosensino superioruniversidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG