Novas regras do Acordo Ortográfico entram em vigor na próxima sexta-feira

SÃO PAULO - As novas regras do Acordo Ortográfico entram em vigor nesta sexta-feira (1º) em todo o País. O iG já adota, desde 7 de setembro, as normas instituídas na reforma ortográfica nos textos produzidos por sua redação. A antecipação é uma forma de demonstrar o apoio do portal às novas regras e colaborar para que os brasileiros se ambientem com o novo estilo de escrever.

Redação |

Acordo Ortográfico

Para explicar o que muda, preparamos um especial detalhando tudo o que os países lusófonos passarão a adotar em seus livros escolares e no uso comum das palavras.

A antecipação da adoção é uma forma de demonstrar o apoio do portal às novas regras e colaborar para que os brasileiros se ambientem com o novo estilo de escrever.

O acordo levou vários anos para ser aprovado pelos países da comunidade de língua portuguesa e o Brasil foi o que mais batalhou pela sua implantação. Antecipar essa medida é acompanhar o desejo de especialistas, como Antônio Houaiss, e atestar que acreditamos que a reforma será capaz de promover a expansão internacional de nosso idioma, afirma Caíque Severo, diretor de Conteúdo do portal iG.

As mudanças

Os brasileiros abolirão definitivamente o trema; receberão de volta as letras K, W e Y ao alfabeto; os acentos agudos de palavras paroxítonas cujas sílabas tônicas sejam éi e oi (como em jibóia, Coréia, jóia, que viram jiboia, Coreia e joia), serão retirados.

O acento diferencial de palavras como pólo e pára (que viram polo e para) e as regras de hifenização (anti-semita vira antissemita) mudam ¿ mas, como toda regra ortográfica, sempre acompanhada de exceções.

No texto oficial do acordo, as mudanças não ficam muito destacadas - seria necessário conhecer todas as regras anteriores para saber o que muda. Por isso, colocamos à disposição do leitor um infográfico ilustrativo e um guia explicativo elaborado pela equipe do dicionário Michaelis com todas as alterações detalhadas.

Adoção parcial

O iG é um portal que agrega conteúdos de diversas procedências. Em nossas páginas, o leitor pode encontrar artigos produzidos pelas principais agências de notícias nacionais e internacionais, como The New York Times, Reuters, AP, AFP, BBC, Agência Estado, entre outras agências especializadas.

Além delas, selecionamos para complementar o conteúdo do portal sites especializados em assuntos específicos ¿ veja nossa lista de parceiros .

A adoção das novas regras ortográficas ficará a critério das redações de cada uma das agências e sites. Por isso, todo conteúdo produzido ou editado conforme as novas regras receberá este selo que se encontra no topo desta página.

Leia mais sobre: Acordo Ortográfico

    Leia tudo sobre: acordo ortográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG