Notas de corte da Fuvest caem

Fundação divulga a pontuação mínima necessária para o candidato participar da segunda fase do vestibular 2011

iG São Paulo |

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (13) as notas de cortes de todas as carreiras de seu vestibular 2011, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A nota corresponde ao número de acertos na primeira fase do vestibular mínimo para que os estudantes participem da segunda fase – nesta próxima etapa, a nota será zerada.

A nota de corte mais alta é a de Medicina, 70 acertos de 89 questões – este ano o vestibular teve uma questão anulada - seguida de Ciências Médicas em Ribeirão Preto (69), Engenharia Aeronáutica em São Carlos (64) e Curso Superior do Audiovisual (59).

Em comparação com o vestibular do ano passado, todas as 17 carreiras com notas de corte maior ou igual a 50 foram menores. Segundo professores, isto indica que o nível de dificuldade da prova este ano foi maior. As carreiras de Medicina e Ciências Médicas em Ribeirão Preto, por exemplo, tiveram nota de corte de 74 pontos em 2009, seguidas por Engenharia Aeronáutica em São Carlos (68), Curso Superior do Audiovisual e Engenharia na Escola Politécnica (ambas com 63 pontos).

Estão sendo convocados para a segunda fase 35.766 candidatos que disputarão 10.652 na USP e 100 vagas na Santa Casa. Foram chamados também 2.385 treineiros, que tiveram as seguintes notas de corte: Humanas, 44, Biológicas, 43, e Exatas, 47. O total geral de convocados para a segunda fase é de 38.151 (contando com os Treineiros).

A Fuvest irá divulgar na segunda-feira (20) a lista de convocados e os locais de exame de segunda, que não serão, necessariamente, os mesmos da primeira fase. As provas de segunda fase terão início no dia 9 de janeiro (domingo) e vão se estender até o dia 11. Já as provas de Habilidades Específicas terão início no dia 12 de janeiro e seu término está previsto para o dia 14.

Concorrência x nota de corte

Medicina segue como o curso mais concorrido (49,25 candidatos por vaga) e com maior nota de corte da Fuvest. No entanto, há carreiras nas quais concorrência e nota de corte não tem uma relação tão forte. Publicidade e Propaganda, por exemplo, teve a segunda maior concorrência (44,44), mas é a 12ª em nota de corte (52). Já Engenharia na Escola Politécnica era a 29ª carreira com a maior relação candidato por vaga (14,24) e foi a 5ª com a maior nota de corte.

    Leia tudo sobre: Fuvestvestibular 2011nota de corte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG