Neandertais comiam frutos do mar

Os neandertais (Homo neanderthalensis), que habitaram a Europa e parte da Ásia entre cerca de 130 mil a 30 mil anos atrás, não se alimentaram apenas de animais terrestres como o mamute, sua caça favorita. Um novo estudo aponta uma dieta mais diversificada.

Agência Fapesp |

Acordo Ortográfico

Nas cavernas de Vanguard e Gorham, na parte leste de Gibraltar, um grupo de paleontólogos europeus descobriu restos de criaturas marinhas que teriam sido comidas por neandertais , que ocuparam a região há mais de 32 mil anos.

Ao lado de ossos de animais terrestres, Yolanda Fernández-Jalvo, do Museu Nacional de Ciências Naturais da Espanha, e colegas identificaram resquícios de peixes, mariscos e focas em camadas sedimentárias que correspondem ao período em que grupos de neandertais viveram nas cavernas .

O trabalho será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Segundo os pesquisadores, a descoberta representa a mais clara evidência até o momento de que os neandertais, que foram extintos, buscavam e consumiam peixes e frutos do mar, da mesma forma que os humanos pré-históricos .

O estudo indica que alguns dos ossos de animais encontrados nas cavernas apresentam sinais de que a carne foi retirada com a ajuda de ferramentas de pedra, o que estaria associado com hábitos usados pelos neandertais no paleolítico superior .

Os resquícios das focas consumidas pertenceram a exemplares jovens, o que indica que os caçadores perseguiram os animais durante a época de procriação. O estudo aponta que os neandertais não habitavam as cavernas em Gibraltar o ano inteiro, mas apenas durante determinada época do ano, quando a oferta de alimento era maior.

O artigo Neanderthal exploitation of marine mammals in Gibraltar, de Yolanda Fernández-Jalvo e outros , poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org .

Veja também:

Leia mais sobre: Neanderthal

    Leia tudo sobre: neanderthal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG