Nasa já pensa em plano alternativo para retornar à Lua

A agência espacial americana está revendo seu orçamento e já anda pensando em uma alternativa para um retorno mais barato à Lua.

Apolo11 |

Atualmente a Nasa segue o plano da construção de dois novos modelos de foguete, os Ares I e V, no valor de US$ 35 bilhões que fazem parte do programa Constellation. Mas já existe uma proposta de realizar o projeto reciclando componentes com o custo que pode ficar em US$ 6,6 bilhões.

O novo modelo seria semelhante aos atuais e utilizaria um gigantesco tanque de combustível e dois foguetes de combustível sólido. Porém ao invés do ônibus espacial, o foguete carregaria dois tipos de veículo, um deles um cargueiro, o outro, uma cápsula com os astronautas.

O plano é usar a mesma cápsula tripulada Órion projetada para voar com o foguete Ares I e o único veículo totalmente novo seria a nave de carga. Outra vantagem é que o Centro Espacial Kennedy não precisaria ser reformado para comportar as novas tecnologias necessárias para o lançamento do Ares. Nesta opção apenas dois astronautas iriam à Lua e não três ou quatro previsto na programação inicial.

A opção não é tão potente e moderna quanto os foguetes Ares I e V, mas ainda assim é capaz de chegar à Lua.

Longe de ser especulação, a alternativa foi apresentada pelo gerente do programa de ônibus espaciais da Nasa, John Shannon a um comitê encarregado de revisar o planejamento das viagens espaciais da agência americana.

Shannon aprovou a arquitetura dos novos modelos Ares mas tem receio quanto aos valores. "Acho que os números do custo vão nos trazer problemas, afirmou o gerente.

Leia mais sobre: Viagem à Lua

    Leia tudo sobre: luaviagem à lua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG