Modelo de prova do novo Enem será divulgado na primeira quinzena de junho, diz Haddad

BRASÍLIA - Ainda na primeira quinzena de junho os estudantes poderão conhecer o modelo da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, na próxima reunião do comitê responsável por elaborar as mudanças no exame, o modelo será discutido e em seguida divulgado. A ideia é disponibilizar um modelo reduzido da prova na internet.

Agência Brasil |

Precisamos fazer isso logo até porque as inscrições começam no dia 15 de junho, disse Haddad após entrevista nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O ministro ressaltou que a matriz de habilidades e de conteúdos do novo Enem já está disponível para consulta no site do MEC.

Ele avaliou como "surpreendente" a adesão das universidades federais ao exame em substituição total ou parcial ao vestibular tradicional. Segundo balanço atualizado na última quinta-feira pelo MEC, pelo menos 35 das 55 instituições vão utilizar o Enem em seus processos seletivos.

O ministério apresentou quatro opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o Enem como prova única; como primeira fase, ficando a segunda a cargo da instituição; combinando a nota do Enem à do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.

As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto de uma redação e de 200 questões de múltipla escolha de quatro disciplinas (linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas).

Leia mais sobre: Enem

    Leia tudo sobre: enemnovo vestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG