Microgravidade causa dor de cabeça em 60% dos astronautas

Uma pesquisa realizada na Holanda constatou que mais de 60% dos astronautas sofrem com dores de cabeça durante as missões espacias.

Apolo11 |

Dezessete astronautas experientes revelaram aos especialistas do departamento de neurologia da Universidade de Leiden, que sentiram fortes dores de cabeça no ambiente de microgravidade e que os sintomas desapareciam quando voltavam à Terra.

Anteriormente, os especialistas acreditavam que a dor de cabeça era um sintoma relacionado a um enjoo comum em viagens espaciais, mas algo sem gravidade. Porém, na recente pesquisa, mais de 75% dos casos de dor de cabeça não foram associados a sintomas como náusea, vômitos e vertigem.

Na maioria das situações, as dores apareceram durante o lançamento das espaçonaves ou durante a permanência dos astronautas na Estação Espacial Internacional, ISS.

A razão apontada para as fortes dores é a microgravidade. O fenômeno causa queda dos níveis de oxigênio no sangue e uma mudança na irrigação do cérebro, o que pode aumentar a pressão intracraniana. Os dois fatores podem resultar na dor.

O estudo foi publicado este mês na revista especializada Cephalalgia. Os cientistas sugeriram que o problema seja classificado como doença ocupacional.

Foto: Astronautas flutuam no interior da Estação Espacial Internacional. Da direita para a esquerda vemos Mike Lopez-Alegria, Mikhail Tyurin e Suni Williams. Crédito: Nasa.


Leia mais sobre: Astronauta

    Leia tudo sobre: apolo 11astronautanasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG