No ritmo atual, Brasil ainda levará décadas para erradicar o analfabetismo http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/idade+avancada+e+entrave+para+superar+analfabetismo+apontam+especialistas+6065985.html target=_topIdade avançada é entrave para superar analfabetismo, apontam especialistas http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/analfabetismo+funcional+e+mais+um+desafio+que+o+brasil+precisa+enfrentar+6065989.html target=_topAnalfabetismo funcional é mais um desafio que o Brasil precisa enfrentar http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/mec+nao+consegue+atrair+professores+formados+para+trabalhar+em+turmas+de+alfabetizacao+6065992.html target=_topMEC não consegue atrair professores formados para trabalhar em turmas de alfabetização" / No ritmo atual, Brasil ainda levará décadas para erradicar o analfabetismo http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/idade+avancada+e+entrave+para+superar+analfabetismo+apontam+especialistas+6065985.html target=_topIdade avançada é entrave para superar analfabetismo, apontam especialistas http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/analfabetismo+funcional+e+mais+um+desafio+que+o+brasil+precisa+enfrentar+6065989.html target=_topAnalfabetismo funcional é mais um desafio que o Brasil precisa enfrentar http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/mec+nao+consegue+atrair+professores+formados+para+trabalhar+em+turmas+de+alfabetizacao+6065992.html target=_topMEC não consegue atrair professores formados para trabalhar em turmas de alfabetização" /

Metas de redução do analfabetismo serão cumpridas, diz MEC

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) garante que o Brasil vai cumprir até 2015 o Acordo de Dacar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que prevê a redução da taxa de analfabetismo dos atuais 10% para 6,7% até 2015. A análise foi feita pelo secretário de Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro. http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/no+ritmo+atual+brasil+ainda+levara+decadas+para+erradicar+o+analfabetismo+6065981.html target=_topNo ritmo atual, Brasil ainda levará décadas para erradicar o analfabetismo http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/idade+avancada+e+entrave+para+superar+analfabetismo+apontam+especialistas+6065985.html target=_topIdade avançada é entrave para superar analfabetismo, apontam especialistas http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/analfabetismo+funcional+e+mais+um+desafio+que+o+brasil+precisa+enfrentar+6065989.html target=_topAnalfabetismo funcional é mais um desafio que o Brasil precisa enfrentar http://educacao.ig.com.br/us/2009/05/12/mec+nao+consegue+atrair+professores+formados+para+trabalhar+em+turmas+de+alfabetizacao+6065992.html target=_topMEC não consegue atrair professores formados para trabalhar em turmas de alfabetização

Redação com Agência Brasil |

De acordo com Lázaro, nos últimos anos a taxa de analfabetismo vem caindo em média, 0,55% ao ano. Nesse ritmo, chegaremos a 2015 com 5,6%, abaixo do determinado pela Unesco, calcula o secretário.

O ministério defende que o País tem as condições necessárias para alcançar as metas de alfabetização. Uma das estratégias importantes para atingir esse objetivo, na avaliação do secretário, é o acordo firmado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores das regiões Norte e Nordeste para a erradicação do problema.

As duas regiões têm as piores taxas de analfabetismo do País e neste ano concentram 80% das turmas do Brasil Alfabetizado, programa do governo federal que dá apoio técnico e financeiro para que Estados e municípios criem turmas voltadas a jovens e adultos.

Hoje nós temos 1, 6 mil turmas do Brasil Alfabetizado cadastradas. A meta é alfabetizar 1,5 milhão em 2009. Nosso esforço não é inercial, nós estamos redobrando esse esforço, defendeu Lázaro. Ele acredita que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que tem como uma das metas alfabetizar todas as crianças aos 8 anos de idade, também vai ajudar a reduzir as taxas porque evita a continuidade do analfabetismo entre as populações mais jovens.

Outra dificuldade apontada por especialistas está na formação de professores para trabalhar em turmas de alfabetização de jovens e adultos. O secretário informou que o MEC já lançou um edital para que universidades elaborem propostas de cursos de formação. Segundo ele, os professores começam a ser capacitados ainda em 2009.

Lázaro ressalta, entretanto, que o ministério precisa de estados e municípios para dar conta do problema. O esforço do governo é mais do que financeiro ou político, é institucional. Os nossos parceiros hoje são Estados e municípios porque a alfabetização precisa ser tratada como um direito público, afirmou.

Leia mais sobre: Alfabetização

    Leia tudo sobre: alfabetizaçãoanalfabetismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG