Mercado de crédito de carbono ganha manual

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o Manual de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. A publicação pode ser baixada gratuitamente pela internet.

Agência Fapesp |

O manual será utilizado como material de apoio para os cursos do Programa de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), resultado de parceria do CGEE com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo do programa é subsidiar empresas na elaboração de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo e para apontar oportunidades de negócios no mercado internacional de créditos de carbono.

O programa de capacitação teve início com experiências piloto em 2006, no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Depois de definidas a metodologia e o formato, foram realizados, no ano seguinte, cursos em nove cidades. Em 2008, o programa, que ao todo já contou com cerca de 420 participantes, promoveu um curso em Goiânia e outro em Curitiba. O manual foi elaborado a partir da experiência dos cursos passados.

A intenção do CGEE é que o manual se torne uma referência para as instituições acadêmicas do país interessadas na inserção de módulos de capacitação sobre MDL.

Criado no Protocolo de Kyoto para reduzir emissões de gases do efeito estufa, o MDL permite a compra, por parte dos países signatários do protocolo, de créditos de carbono gerados por projetos de redução de emissões executados nos países em desenvolvimento, para os quais as regras existentes não impõem metas físicas de redução de emissões.

Os países desenvolvidos podem comprar créditos derivados de projetos de MDL de países em desenvolvimento, como projetos de reflorestamento ou de uso de energias de fontes renováveis. Os créditos de carbono criam um mercado para a redução de gases do efeito estufa, dando um valor monetário ao esforço de redução de emissões. A comercialização funciona por meio da compra e venda de certificados de emissão dos gases.

Nesse contexto, segundo o CGEE, um dos principais objetivos do Manual de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de MDL é mostrar que esse tipo de projeto pode resultar em boas oportunidades de negócios internacionais.

Mais informações no site do CGEE .

Leia masi sobre: Carbono - aquecimento global

    Leia tudo sobre: aquecimento globalcarbono

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG