Meio Ambiente e RSE são foco em evento de ética

¿Ética é a base de tudo. A empresa não pode ser socialmente responsável se não tiver ética¿. O discurso de Carlos Eduardo Abdalla, gerente de relações corporativas da Bosch na América Latina, deu início ao 1º Programa Nacional de Ética nos Negócios para Universitários, iniciativa do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios que acontece hoje em Campinas.

Janaína Gimael, especial para o Ultimo Segundo |

Abdalla apresentou o processo de evolução da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ao longo dos séculos, cujo conceito  é amplo e vai além de vertentes como  investimento social privado, filantropia e ação social.

A necessidade de se cuidar do meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma sustentável, foi o  foco da palestra de Marlúcio Borges, diretor do Departamento de Meio Ambiente FIESP/CIESP ¿ Campinas.

Tem havido mudanças no governo e na indústria com relação ao meio ambiente. Não porque eles são bonzinhos, mas porque o processo atual é insustentável e é preciso repensar a Terra como um sistema fechado, disse. Ele também citou desafios globais relacionados ao meio ambiente, como as mudanças climáticas, e deu exemplos de parcerias sustentáveis.

Ainda na primeira parte do evento, o professor doutor Bastiann Reydon, do Instituto de Economia da Unicamp, também abordou o tema sustentabilidade, afirmando que mudanças de paradigma devem ser maiores do que as atuais. Temos que pensar que não é possível continuar crescendo indefinidamente, e isso não quer dizer que as empresas vão parar de ter lucros ou gerar novos empregos, mas o crescimento deve ter como base a sustentabilidade.

Durante a manhã também foram apresentados os cases da consultoria KPMG e da concessionária de rodovias AutoBAn. Entre as ações sustentáveis da KPMG estão o apoio ao meio ambiente, através do uso responsável de energia, e projetos de desenvolvimento educacional. Já a AutoBAn oferece, entre outros, o programa de educação para o trânsito, direcionado às escolas, e serviços médicos e odontológicos gratuitos para caminhoneiros.

Leia também:

Mais informações e o programa completo do evento podem ser obtidos no site www.programaunietica.org.br

    Leia tudo sobre: ética nos negócios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG