MEC discutirá mudanças no SiSU com reitores na próxima semana

Na próxima semana, a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, se reunirá com os reitores das universidades federais e dos institutos federais de educação tecnológica para discutir sugestões de mudanças no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que distribuiu vagas federais com base nas notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Priscilla Borges, iG Brasília |


Para Maria Paula, o conceito do SiSU está consolidado e não deve ser alterado. No entanto, ela admitiu que é preciso aprimorar o sistema. Isso é normal, afirmou. Para Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), defende, por exemplo, que o sistema reduza as opções de cursos para os candidatos escolherem. É bastante democrático, mas os estudantes acabaram testando muitas opções, mesmo que não fossem assumir as vagas, ponderou.

De modo geral, os representantes das 51 instituições que participaram do SiSU e estiveram presentes na reunião de balanço organizada pelo MEC se disseram satisfeitos com os resultados obtidos pela adesão ao sistema. Maria Paula disse que a secretaria tem recebido sugestões de alteração no processo, que serão debatidas na reunião com os reitores. O MEC ainda não definiu quando abrirá o processo seletivo para as vagas do meio do ano.

Leia também:

    Leia tudo sobre: enemsisuvagas remanescentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG