MEC apresenta moldes da prova de professores a Estados

Governo federal aproveitará encontros que começam na sexta e vão até abril para convencer gestores da adoção do exame

iG São Paulo |

A partir da próxima sexta, dia 18, o Ministério da Educação vai apresentar e debater com os Estados a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente nos fóruns promovidos pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os encontros estão previstos para ocorrer em todos os estados, mais Distrito Federal, até o mês de abril.

A prova será realizada anualmente a partir de 2012 e, no início, selecionará profissionais para lecionar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para ressaltar a importância de obtenção de dados fidedignos para compor um quadro detalhado da educação básica nacional, a coleta de dados do Censo da Educação Básica também será abordada pela equipe do Inep.

A Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente foi instituída após uma série de reuniões com órgãos governamentais e entidades representativas da área educacional. Caberá a cada rede de ensino decidir pela adesão e pela forma de utilização dos resultados da prova. O desempenho dos participantes poderá ser aproveitado de duas maneiras: integral, seguida da análise de títulos, ou parcial, no caso de a rede julgar ser necessária a aplicação de avaliações complementares. A forma da adesão será indicada nos próprios editais de concursos das redes. Os candidatos poderão se inscrever em todos os concursos que desejarem.

Para o governo federal, a rede que adotar a avaliação terá maior agilidade no preenchimento de cargos vagos de docentes e menos gastos com a realização de concursos. A implementação da prova também aumentará a qualidade das avaliações, pois a elaboração dos testes será baseada em uma matriz de referência atualizada periodicamente e construída a partir de um amplo processo de discussão entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, que tem como ponto de partida a pesquisa e a reflexão sobre o perfil desejado para um ingressante na carreira docente no Brasil.

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