Margaret Thatcher é eleita melhor premier do pós-guerra

LONDRES - Margaret Thatcher liderou a classificação dos melhores primeiros-ministros britânicos do pós-guerra, com uma larga vantagem sobre o segundo e o terceiro colocados, Winston Churchill e Tony Blair, respectivamente, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo jornal Daily Telegraph.

Agência Ansa |

De acordo com a pesquisa, 34% dos britânicos disseram que Thatcher, que governou de 1979 a 1990, foi a melhor primeira-ministra que o país já teve desde 1945.

Os britânicos a admiram, sobretudo por três razões: porque foi a primeira (a até agora única) mulher a comandar o governo britânico, porque redimensionou de modo drástico o poder dos prefeitos, e porque venceu a guerra em 1982 contra a Argentina pelo controle das Ilhas Malvinas.

Thatcher, no entanto, não é perdoada pela introdução da poll tax (imposto comunitário) e nem mesmo pelo fato de não ter defendido a idéia de serviço público e de ter tornado "moralmente desejável" a avidez individual.

Ninguém poderia, no entanto, de modo algum, tirar-lhe o prêmio de "greatest post-war prime minister", nem mesmo o também conservador Winston Churchill, chefe de governo entre os anos durante os anos da 2ª Guerra e também entre 1951 e 1955, votado na pesquisa por apenas 15% dos britânicos.

Tony Blair é o melhor primeiro-ministro do Reino Unido para 11% da população, ficando com a terceira posição, na frente dos também trabalhistas Harold Wilson (9%) e Clement Attlee (7%).

Leia mais sobre: Pós-guerra - Margaret Thatcher - Winston Churchill - Tony Blair - história

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG