Mapa sugere que planeta Vênus teve continentes e oceano

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou o primeiro mapa do hemisférios sul do planeta Vênus. Os resultam sugerem a existência continentes e um oceano no planeta e reafirmam as semelhanças entre Vênus e a Terra.

Apolo11 |

Clique para ampliar


O mapa foi baseado em mais de mil imagens obtidas entre 2006 e 2007 com as câmeras infravermelho da sonda europeia Venus Express. A tecnologia permite ver através das densas nuvens que cobrem o planeta Vênus.

Outras missões já utilizaram sistemas de radar para obter mapas de alta resolução, mas este é o primeiro que indica a composição química das rochas na superfície do planeta.

Com os novos dados, cresce a suspeita de que dois planaltos montanhosos de Vênus podem ter sido continentes no passado e já foram um dia cercados por um oceano.

"Não é uma prova, mas é compatível. Tudo o que podemos dizer, por enquanto, é que as rochas do planalto parecem diferentes das encontradas em outros lugares", afirmou o cientista alemão Nils Müller da ESA, que dirigiu os trabalhos cartográficos.

"Vênus é um planeta grande, aquecido por elementos radioativos em seu interior. Deve ter a mesma atividade vulcânica que a Terra", completa Müller.

Os dois planetas têm praticamente o mesmo tamanho e massa. Mas enquanto a Terra é habitável pelo ser humano, Vênus é como um deserto muito quente capaz de derreter chumbo ao nível do solo.

A presença de dióxido de carbono também já foi detectada no planeta em missões anteriores. A diferença é a concentração. Aqui na Terra a concentração de Co2 na atmosfera não passa de 0,04%, contra 97% na atmosfera de Vênus.

Para os cientistas da agência europeia o mapa é uma nova ferramenta que vai ajudar os astrônomos compreenderem por que Vênus é semelhante em tamanho à Terra, mas evoluiu de forma tão diferente.

Arte: Mapa térmico de Vênus, centrado no polo sul mostra a temperatura acompanhando o relevo, declinando à medida que o terreno sobe. Crédito: ESA


Leia mais sobre: Vênus

    Leia tudo sobre: esavênus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG