Malvina Tuttman deixará a presidência do Inep

Professora foi responsável pela autarquia que organizou o Enem durante o ano de 2011

iG São Paulo |

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (lnep) terá um novo presidente, o quarto em três anos. Após reunião nesta manhã com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante , a presidenta da autarquia que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Malvina Tuttman, oficializou que sairá do governo. Ela ocupava a função há um ano.

Veja também: César Callegari será o novo secretário de Educação Básica do MEC

"Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser Inepiana. Saio fisicamente desse importante Instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o Instituto está pronto para cumprir este desafio", afirmou em nota publicada no site do instituto.

O Ministério da Educação ainda não confirmou quem ocupará o cargo.

A professora e ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio) assumiu a função após a exoneração de Joaquim Soares Neto , que estava desgastado com problemas do Enem 2010 . Apesar de ter convocado universidades públicas para ajudar na elaboração de questões e contratado o Inmetro e a empresa Módulo para garantir a segurança de todas as etapas do Enem, o exame de 2011 não terminou sem falhas.

Questões do pré-teste antecipadas a escola de Fortaleza e a correção das redações ainda são alvos de inúmeras ações judiciais . Uma das primeiras defesas da presidenta na função, a de que o Enem deveria ser realizado duas vezes ao ano, também não foi concretizada. Na última semana no ministério, Fernando Haddad cancelou o exame que estava marcado para abril .

Outras mudanças
Nesta quinta-feira, a secretaria de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, também confirmou que não seguirá no governo . Há ainda a previsão de que os secretários Eliezer Pacheco (Educação Profissional e Tecnológica) e Carlos Augusto Abicalil (Articulação com os Sistemas de Ensino) sejam substituídos.

    Leia tudo sobre: MECMercadanteInepMalvina Tuttman

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG