SÃO PAULO - Neste domingo, mais de 500 mil estudantes do ensino superior de todo o País farão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2008). A prova avaliar 23 áreas de conhecimento e será aplicada em 2.274 locais em todo o País. http://educacao.ig.com.br/imagens/arquivos/cdocuments_and_settingscrochameus_documentosenade.xls target=_blankConsulte os locais do exame

Acordo Ortográfico
Serão avaliados 24.842 cursos de graduação de 2.367 Instituições de Ensino Superior (IES).

Ao todo, devem fazer a prova do Enade 564.415 alunos, sendo 329.569 ingressantes e 234.846 concluintes. Deste total, 461.501 foram selecionados pela amostra do Inep.

Caso estes alunos selecionados não façam a prova, eles perderão o direito de receber o diploma de conclusão de curso até que regularizem a situação.

Neste ano, 101. 892 farão a prova como irregulares, por não terem cumprido com a convocação do Inep em outros anos, e 1.022 foram inscritos como voluntários.

Além dos alunos em situação irregular, 376 dos 24.842 cursos que serão avaliados têm motivos extras para se preocupar com o resultado .

São aqueles que, em 2005, avaliados pela primeira vez, tiveram os piores conceitos. Se repetirem a dose, entrarão em um processo de supervisão já em 2009.

A prova

A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. Haverá questões objetivas e discursivas, sendo 10 de formação geral, comuns a todas as 23 áreas, e 30 específicas para cada área.

Horário da prova

Os estudantes devem ficar atentos ao horário de início da prova, pois, por se tratar de uma avaliação nacional, o horário considerado é o de Brasília, que adotou horário de verão.

O exame terá início às 13 horas, no horário de Brasília, mas pelo horário local, em alguns estados no Nordeste, por exemplo, a prova começará ao meio-dia. Em Rio Branco, no Acre, às 10h.

É importante que os alunos que farão o exame em regiões com fuso horário diferente do da capital federal fiquem atentos a esta informação, para evitar atrasos.

A duração será de quatro horas e o  estudante só poderá deixar o local de prova depois de uma hora e meia do início da aplicação.

O participante deverá portar documento de identidade original, comprovante de inscrição, lápis preto grafite nº 2, apontador, borracha e caneta esferográfica de tinta preta.

Aqueles que receberam em sua casa, pelo correio, o Cartão de Informação do Enade devem levá-lo com as perguntas do questionário socioeconômico respondidas.

Quem não tiver recebido essa correspondência a tempo poderá participar do exame normalmente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.