Mais de 4 milhões de alunos fazem a prova do Enem neste domingo

SÃO PAULO - No próximo domingo, 31 de agosto, 4.004.715 de candidatos participarão da 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Redação |

A partir das 19h do domingo, o iG em parceria com o curso Anglo, vai oferecer a correção comentada das questões do Enem.

Apesar de não ser um exame obrigatório, o número de inscritos vem crescendo a cada ano, pois o exame é requisito para se quem quer adquirir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) - para participar do programa, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem.

A prova é composta por 63 questões de múltipla escolha e uma redação, que deve ser em forma de texto dissertativo e os estudantes terão cinco horas para responde-la.

Prepare-se para a prova
O Inep divulgou na última semana os locais das provas e antes de sair de casa é bom fazer uma última checagem - veja, inclusive, o local da pova num mapa online e não esqueça de verificar qual condução você terá que pegar para chegar ao lugar e chegue com uma hora de antecedência.

No dia da prova, o candidato terá que levar a carteira de identidade ou outro documento com foto, o comprovante de inscrição enviado pelos Correios ou o comprovante de entrega da ficha de inscrição, lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha.

Além do material, o participante deve levar o questionário socioeconômico preenchido. O formulário foi enviado à casa de todos os inscritos, juntamente com o manual - quem não o recebeu pode solicitar ao fiscal de sala no dia da prova e encaminhá-lo preenchido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo correio.

O relatório tem uma função importante para o estudante. É nele que o candidato poderá relatar as suas impressões sobre as condições do ensino que recebeu, a sua vida estudantil, a situação do Brasil entre outras informações.


Inscritos
O número de inscritos é um novo recorde, pois no ano passado, 3,5 milhões se inscreveram para a prova.

Dados preliminares do Inep mostram que a região Sudeste é a que mais tem candidatos inscritos (1.887.779). Somente o estado de São Paulo recebeu 1.052.031 inscrições.

Logo depois vem o Nordeste, com seguida pelo Nordeste (1.017.634); a região Sul vem em seguida, com 484.948; o Centro-Oeste, com 324.704 e por último o Norte, que teve 289.360 inscrições. O número final de inscrições será divulgado pelo instituto somente no final do ano.

Leia mais sobre: Enem , ProUni , vestibular

    Leia tudo sobre: enemprounivestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG