BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta terça-feira o programa Banda Larga nas Escolas. A iniciativa, uma parceria entre os Ministérios da Educação, das Comunicações, Planejamento, Casa Civil e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai propiciar melhores condições de acesso à internet em 56,7 mil escolas públicas de ensino básico do País. Até 2010 serão beneficiados cerca de 37,1 milhões de alunos, representando 86% dos estudantes das escolas públicas previstas no Programa.

Com base na infra-estrutura identificada pelas operadoras de telecomunicações, será possível instalar a rede em 2 mil escolas até junho deste ano, com previsão de atendimento de 40% do total de escolas até o final de 2008. Em 2009 outras 40% receberão o serviço, e em 2010 as 20% restantes, totalizando 100% das escolas públicas.

Além de instalar conexão à internet em alta velocidade (1 megabit de download), as operadoras de telecomunicações vão oferecer ampliação periódica da velocidade, a fim de manter a qualidade e a atualidade do serviço durante a vigência do acordo firmado com o governo federal, até o ano de 2025.

Decreto assinado pelo presidente Lula na última sexta-feira prevê a substituição da implantação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) pela implantação de internet banda larga. A medida assegura as condições para a criação da estrutura de telecomunicações necessária ao processo de universalização digital no País.

Leia mais sobre: Educação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.