Maioria dos estudantes não pratica exercícios físicos, revela pesquisa

Praticar exercícios não está entre as prioridades dos 618,5 mil estudantes que frequentam o 9º ano do ensino fundamental nas capitais e no Distrito Federal. Pela Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,9% são inativos ou insuficientemente ativos em termos de prática de atividade física.

iG São Paulo |

Não ativos são pessoas que praticam de 1 a 149 minutos de atividade física por semana. Insuficientemente ativos são aqueles que destinam de 150 a 299 minutos por semana a exercícios. Os ativos gastam mais de 300 minutos por semana com prática de exercícios incluindo deslocamento para a escola a pé ou de bicicleta, aulas de educação física na escola e outras atividades físicas extra-escolares.


As mulheres inseridas nas categorias inativo e insuficientemente ativo correspondem a 68,7% do total. Os homens são 43,8%. A porcentagem entre alunos da rede pública (57,4%) é maior do que na rede privada (54,9%).

Os maiores porcentuais de estudantes inativos ou insuficientemente ativos ocorreram em São Luís (65,8%) e Maceió (64,5%). Já os menores foram constatados em Florianópolis (48,5%) e Curitiba (49,0%).

A frequência de alunos que tiveram dois dias ou mais de aulas de educação física na escola nos últimos sete dias no conjunto das capitais e o Distrito Federal foi 49,2%. A menor proporção foi observada em Macapá (16,6%) e a maior, em Florianópolis (83,2%).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG