Lula vai inaugurar obra da nova sede da UNE no Rio de Janeiro

Projeto foi um presente do arquiteto Oscar Niemeyer; construção será bancada com recursos da União

iG São Paulo |

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começa nesta segunda-feira, dia 20, a construção da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. O prédio será construído no local da antiga sede da entidade estudantil, destruída em 1964 durante a ditadura militar.

A pedra fundamental será colocada por Lula, que estará acompanhado de ministros e autoridades da prefeitura e do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto é um presente do arquiteto Oscar Niemeyer à UNE. O novo prédio terá 13 andares, que abrigarão ainda um centro cultural, um teatro e o museu da memória do movimento estudantil.

Os recursos para a construção da nova sede sairão do orçamento da União, uma vez que o Estado brasileiro, após disputa judicial, acabou por admitir a responsabilidade pela destruição do antigo prédio e se comprometeu a indenizar a entidade.

Durante a solenidade, um painel com a foto de Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE e um dos desaparecidos políticos durante o regime militar, irá homenagear a todos que lutaram contra a ditadura. A UNE também vai reeditar a exposição Memória do Movimento Estudantil, que retrata a participação dos estudantes em momentos importantes da história do país, como durante a campanha O Petróleo é Nosso, da década de 1950; a luta contra o regime militar de 1960 a 1985; o movimento Diretas Já, de 1984 e 1985 e a marcha dos Caras-Pintadas, durante o governo de Fernando Collor.

Histórico

O prédio na Praia do Flamengo, nº 132, foi doado pelo presidente Getúlio Vargas à UNE, em 1942. Tomado dos estudantes em 1964, o complexo foi demolido na década de 1980. Depois disso, o terreno foi invadido e passou a ser usado como estacionamento clandestino. Em fevereiro de 2007, a entidade recuperou o terreno, montou um acampamento no local e começou a campanha UNE de Volta para Casa.

    Leia tudo sobre: UNENiemeyerLulasede

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG