Lula participa de encontro da CPLP em Lisboa

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quinta-feira para Lisboa, Portugal, onde participa de encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Redação com Agência Brasil |

As discussões, que reúnem na sexta-feira chefes de Estado de oito países, não ficarão restritas, no entanto, aos assuntos relacionados à língua comum. Serão tratados também temas como a crise mundial de alimentos e o combate ao HIV/Aids.

Em relação à crise de alimentos, o presidente reafirmará o ponto de vista de que a escassez é causada, entre outros fatores, pelo alto preço do petróleo que repercurte no frete e no preço dos fertilizantes.

"A mensagem do presidente é de que é preciso investir, agora, em tecnologia de produção agrícola, armazenagem e distribuição, bem como na produtividade e na agroindústria que gera emprego e renda", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

Compõem a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Até agora, três desses países ratificaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto no âmbito da comunidade, entre eles o Brasil.

Leia mais sobre: CPLP - Lula

    Leia tudo sobre: cplplula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG