Lula entrega medalhas a campeões da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira, no Rio, da solenidade de premiação dos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2008.

Redação com Agência Brasil |

Participaram da olimpíada no ano passado 18,3 milhões de estudantes, da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos vencedores, a quarta edição da Obmep concederá 3 mil bolsas de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Durante um ano, os vencedores poderão receber aulas extras preparadas pela equipe da Obmep.

Ao falar sobre a olimpíada, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, César Camacho, disse que ela ressalta o fato de que a escola pública brasileira encontra-se carente de receber programas de qualidade.

A vantagem da olimpíada é que o material enviado pela organização da competição é muito bem preparado por matemáticos profissionais, com apoio de antropólogos, numa linguagem acessível, em que os professores podem preparar seus alunos para a competição ¿ o que por si só já estimula o estudo da matemática nas escolas.

A solenidade será realizada na Escola Naval, no centro do Rio, e o presidente ¿ acompanhado pelo governador Sérgio Cabral e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia Sérgio Resende ¿ participará da entrega de medalhas de ouro a 300 alunos.

Segundo os organizadores, a maior olimpíada de matemática do mundo já atinge 99% dos municípios brasileiros e chega a 40.377 escolas municipais, estaduais e federais.

Leia mais sobre: Olimpíada de Matemática

    Leia tudo sobre: escolas públicasmatemáticaolimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG