RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira, no Rio, da solenidade de premiação dos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2008.

Participaram da olimpíada no ano passado 18,3 milhões de estudantes, da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos vencedores, a quarta edição da Obmep concederá 3 mil bolsas de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Durante um ano, os vencedores poderão receber aulas extras preparadas pela equipe da Obmep.

Ao falar sobre a olimpíada, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, César Camacho, disse que ela ressalta o fato de que a escola pública brasileira encontra-se carente de receber programas de qualidade.

A vantagem da olimpíada é que o material enviado pela organização da competição é muito bem preparado por matemáticos profissionais, com apoio de antropólogos, numa linguagem acessível, em que os professores podem preparar seus alunos para a competição ¿ o que por si só já estimula o estudo da matemática nas escolas.

A solenidade será realizada na Escola Naval, no centro do Rio, e o presidente ¿ acompanhado pelo governador Sérgio Cabral e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia Sérgio Resende ¿ participará da entrega de medalhas de ouro a 300 alunos.

Segundo os organizadores, a maior olimpíada de matemática do mundo já atinge 99% dos municípios brasileiros e chega a 40.377 escolas municipais, estaduais e federais.

Leia mais sobre: Olimpíada de Matemática

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.