Lula diz que apresentará as novas regras do Fies após as eleições

Mudança cria um fundo de recursos que substitui a figura do fiador no programa e foi anunciada por Fernando Haddad ao iG em abril

iG São Paulo |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (23) que, após as eleições, vai apresentar o novo modelo de Fundo de Financiamento ao Estudante do Nível Superior (Fies). No último dia 8, foi publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória que permitirá aos estudantes ter acesso ao financiamento sem precisar de um fiador, pois o governo criará um fundo garantidor para o programa. Na prática, os estudantes poderão ter acesso ao programa sem precisar de um terceiro que garanta o pagamento da dívida.

“Logo depois das eleições, não quero fazer agora para não falar que é uma coisa de eleição, vamos apresentar o Fies que vai ser um dos mais importantes do mundo, porque não queremos deixar que nenhum jovem nesse País deixe de estudar por falta de dinheiro. Queremos garantir o crédito e garantir também aquele que vai garantir o crédito”, afirmou o presidente durante discurso em Maringá.

As mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista exclusiva ao iG em abril deste ano . A previsão do ministro era de que as regras fossem definidas ainda em setembro , porém, de acordo com a declaração do presidente Lula, elas deverão ser divulgadas somente após as eleições. A regulamentação definirá como será o perfil dos estudantes que poderão solicitar o benefício, estabelecerá as regras para participação das instituições no fundo e o percentual de contribuição para manutenção dele.

Segundo Haddad, o fundo garantidor deverá ser híbrido. Terá um aporte inicial de recursos públicos e depois será alimentado pelo próprio mecanismo de financiamento. As instituições poderão ou não aderir ao fundo, mas será uma garantia para os contratos. Estudantes com fiador também continuarão a ser aceitos.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: fiadorFiesfundo garantidor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG