Lula critica governos anteriores por não terem erradicado o analfabetismo

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira, em Salvador, os governos que o antecederam por não terem erradicado o analfabetismo no país, durante discurso na formatura de alfabetizados pelo programa do governo da Bahia Todos pela Alfabetização.

Agência Brasil |

Tudo isso poderia ser resolvido há 60 anos, há 30 anos, afinal de contas esse país foi governado por muita gente letrada. O primeiro que não tem diploma universitário sou eu, afirmou.

Segundo Lula, o problema do analfabetismo reflete a visão dos governantes que o antecederam. Tem uma parte da sociedade que não saber ler mesmo, vamos deixar para lá. Era assim que se pensava. Para que alfabetizar adultos? Vamos alfabetizar só as crianças. Como se uma pessoa que não teve a oportunidade, e que está com 30, 40 anos, fosse obrigada a ficar na ignorância porque o Estado achava que ela não tinha mais jeito, disse o presidente.

O programa "Todos pela Alfabetização" conta com a parceria do Ministério da Educação. A meta é alfabetizar um milhão de pessoas até 2010, principalmente adultos, idosos e jovens com idade a partir de 15 anos. Dos 417 municípios baianos, 363 aderiram à iniciativa.

Leia mais sobre: analfabetismo

    Leia tudo sobre: analfabetismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG