Candidatos podem conferir resultados no site do MEC. Matrículas nas instituições devem ser feitas entre 22 de junho e 2 de julho

O Ministério da Educação já liberou a consulta à lista de aprovados no Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas parciais e integrais em instituições privadas a estudantes de baixa renda. Os estudantes devem acessar o site do MEC para conferir os resultados.

Os aprovados devem comparecer às faculdades entre esta terça-feira (22 de junho) e 2 de julho para fazer a matrícula e garantir a vaga. É preciso entregar documentos que comprovem as informações dadas no formulário de inscrição. Outras cinco chamadas serão feitas ainda. A próxima será no dia 7 de julho.

Foram selecionados 52.419 candidatos foram pré-selecionados, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais. Entre os dias 15 e 19 de junho, foram registradas 232.726 inscrições para concorrer às 60.488 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Desse total, 39.113 eram integrais e 21.375 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 765). Já as parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não seja superior a três salários mínimos (R$ 1.530).

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas.

Também podem se inscrever professores da rede pública de ensino básico interessados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, desde que estejam em exercício. Nesse caso, não é necessário cumprir o critério de renda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.