divulgado na segunda-feira, não poderão construir novos campi, abrir cursos e nem aumentar o número de vagas de ingresso." / divulgado na segunda-feira, não poderão construir novos campi, abrir cursos e nem aumentar o número de vagas de ingresso." /

Instituições com nota baixa no IGC não poderão abrir cursos e vagas

SÃO PAULO ¿ O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última terça-feira que as instituições de educação que obtiveram nota inferior a 3 no Índice Geral de Curso da Instituição (IGC), http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2009/08/31/apenas+1+das+universidades+avaliadas+pelo+mec+obtem+conceito+maximo+de+qualidade+8185965.html target=_topdivulgado na segunda-feira, não poderão construir novos campi, abrir cursos e nem aumentar o número de vagas de ingresso.

Redação iG Educação |

De acordo com o MEC, além disso, os cursos já autorizados podem sofrer redução no número de vagas ou até mesmo ter os processos seletivos suspensos, após a visita de especialistas às universidades.

Até a criação de um novo modelo de regulação da educação superior, o Ministério da Educação não tinha como impedir o crescimento de instituições de má qualidade, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência pública na Câmara dos Deputados na última terça-feira.

O IGC é um indicador de qualidade construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, divulgado anualmente. O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Em 2008, o IGC avaliou 2 mil instituições, sendo que, 884 obtiveram nota 3. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3. Notas entre 1 e 2 são consideradas satisfatórias.

Segundo o MEC, nove instituições de ensino superior tiveram IGC menores a 3 nas avaliações de 2007 e 2008. As instituições com nota baixa têm um prazo para recorrer do resultado. Caso a nota seja mantida, os problemas indicados devem ser resolvidos, mediante termo de saneamento firmado com a Secretaria de Educação de Ensino Superior (Sesu). Se as medidas não forem cumpridas, as instituições podem, em casos mais graves, serem descredenciadas.

Leia mais sobre: IGC

    Leia tudo sobre: igcmec

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG