Inscritos para Olimpíada Brasileira de Matemática chegam a 19 milhões

BRASÍLIA - Neste ano, 19,2 milhões de estudantes da rede pública devem participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O concurso, que já está em sua quinta edição, é direcionado a estudantes da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio.

Agência Brasil |

O número de inscritos na olimpíada cresce a cada ano. Em 2005 foram 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas. Em 2009 participam 43,8 mil unidades de ensino em 99,1% dos municípios. A competição é realizada em duas fases: a primeira prova será em 18 de agosto e a segunda em 24 de outubro. A divulgação dos resultados está prevista para 11 de dezembro.

Assim como as diversas competições educacionais realizadas no País, a Obmep tem como principal objetivo incentivar o ensino da matemática e descobrir jovens talentos nas escolas. Os vencedores ganham medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para participarem do programa de iniciação científica da competição.

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática. Mais informações no site da Obmep 2009.

Leia mais sobre: Olimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG