Inscrições para vestibulinho das Etecs começam amanhã

São 85,1 mil vagas para Ensino Médio e 88 cursos técnicos profissionalizantes no Estado de São Paulo

iG São Paulo |

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 estarão abertas a partir de amanhã até 22 de outubro. O exame será no dia 21de novembro e selecionará 85,1 mil alunos, 19.193 para o Ensino Médio e 65.919 para os cursos técnicos com duração de um ano e meio. 

O processo seletivo vai oferecer 4.991 vagas a mais do que o ano passado. Do total, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec) – esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.

As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, órgão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico a e a Prefeitura de São Paulo. Serão 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Cursos novos

Entre os 88 cursos técnicos oferecidos, 7 são inéditos: Administração Integrado ao Ensino Médio em São Paulo, Votuporanga, e Santana de Parnaíba; Celulose e Papel, em Campinas e Ilha Solteira; Dança Esportiva, em Osvaldo Cruz; Informática Integrado ao Ensino Médio, em Catanduva, Mococa, São Caetano do Sul e Americana; Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio em Espírito Santo do Pinhal e Mogi Mirim; Química Integrado ao Ensino Médio, em Santo André; e Serviço de Restaurante e Bar em São Roque.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.

Há um Sistema de Pontuação Acrescida que concede bônus de 3% a estudantes que se declarem afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus. As inscrições são feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br e custam R$ 25. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829.

    Leia tudo sobre: EtecCentro Paula SouzavestibulinhoCeus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG