SÃO PAULO ¿ As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 estarão abertas de 5 a 30 de maio, conforme publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A prova será realizada dia 31 de agosto, a partir das 13h.

Tanto os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano, quanto os que já concluíram, podem participar do exame. A inscrição pode ser feita nas agências dos Correios ou pela internet. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na própria escola, preenchê-las e entregá-las numa das agências dos Correios.

Alunos da rede particular também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa (R$ 35), em qualquer agência bancária, antes da entrega nos Correios. Quem finalizou os estudos em anos anteriores pode retirar a ficha diretamente nos Correios e pagar a taxa. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.

Os alunos que concluem, ou concluíram, o ensino médio em instituição particular, mas que se declararem carentes, também terão isenção da taxa. Quem optar pela internet deve preencher a ficha no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e imprimir o comprovante.

Estudantes com necessidades educacionais especiais devem declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessitam para a realização do exame. Dessa forma, poderão receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares, é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente o Inep sobre a situação dos matriculados até 13 de junho.

Todos os alunos inscritos receberão até o dia 18 de agosto o cartão de confirmação do local, data e hora da prova, que será enviado para o endereço indicado na ficha de inscrição.

O exame, de caráter voluntário, tem 63 questões objetivas de múltipla escolha, que irão abranger várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para fazer as provas.

Leia mais sobre: Enem

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.