Resultados do Enem poderão ser usados como critério de seleção para primeiro emprego" / Resultados do Enem poderão ser usados como critério de seleção para primeiro emprego" /

Inscrições para o Enem 2008 começam em maio

BRASÍLIA - As inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 5 de maio e vão até o dia 30 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 31 de agosto em cerca de 1,4 mil municípios. Foi o que adiantou em entrevista à Agência Brasil o diretor-geral do Enem, Dorivan Ferreira Gomes. A expectativa é que participem dessa edição pelo menos 3 milhões de estudantes. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2008/04/01/resultados_do_enem_poderao_ser_usados_como_criterio_de_selecao_para_primeiro_emprego_1252321.htmlResultados do Enem poderão ser usados como critério de seleção para primeiro emprego

Agência Brasil |

Neste ano a avaliação completa 10 anos e o Ministério da Educação (MEC) comemora o crescimento da participação dos candidatos. A primeira edição, em 1998, contou com 157 mil inscritos. Em 2007, foram 3,5 milhões.

Para a coordenação do Enem, a principal razão do aumento de inscrições está na criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O benefício é exclusivo para alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

A prova é formada por uma parte objetiva, composta por 63 questões, além da redação, e é aplicada simultaneamente em todo o país, com a participação tanto dos alunos concluintes do ensino médio como de egressos.

O Enem quer captar se as informações que foram passadas para o aluno da educação básica se transformaram em conhecimento. Ou seja, para que a escola não tenha só a preocupação de passar aquela informação que o aluno decora e depois da prova esquece, mas de contextualizá-la no dia-a-dia. Esse é o conhecimento que ele aplicará ao longo da vida, aponta Gomes.

Uma das questões prioritárias para a coordenação do exame é ampliar os locais de aplicação de prova e diminuir o índice de abstenção.

A gente está tentando sempre alocar a pessoa no lugar mais próximo [de onde ela mora] para atender melhor ao aluno, mas não é uma coisa simples, afirma o diretor de avaliação da educação básica, Amaury Gremaud.

Neste ano, de acordo com o diretor-geral do Enem, as provas serão aplicadas em 1.414 municípios.

    Leia tudo sobre: enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG