Inscrições para o Enade de Educação começam na segunda-feira

Instituições de ensino superior precisam cadastrar ingressantes e concluintes até 19 de agosto

iG São Paulo |

Serão abertas na segunda-feira, 18, as inscrições de alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de Educação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O período se estenderá até 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o País. A inscrição cabe às instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame.

De acordo com as previsões, 1,2 milhão de estudantes serão inscritos este ano e cerca de 400 mil farão o exame. A prova, com duração de quatro horas, terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral.

Nas questões gerais será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. “Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de competência e habilidade para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea”, especifica portaria. “Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.”

O conteúdo das provas de formação geral será especificado pelo Inep em portarias a serem publicadas posteriormente. Também será especificado em novas portarias o conteúdo das demais áreas a serem avaliadas — Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, Biologia (licenciatura e bacharelado), Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Pedagogia (licenciatura), Educação Física, Artes Visuais e Música.

Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade de 2011 deve ser feita pelas próprias instituições de ensino superior. A partir deste ano, no entanto, os estudantes indicados para prestar o exame devem verificar a situação da inscrição na página eletrônica do Inep, entre 22 e 31 de agosto. Caso encontrem algum erro, devem notificar a instituição de ensino até 31 de agosto.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG