Inscrições para financiamento estudantil só começarão dia 31

Ministério da Educação alterou o prazo para inscrições, que começaria nesta segunda-feira. Detalhes serão divulgados em breve

iG Brasília |

O Ministério da Educação decidiu adiar o prazo para que início das inscrições dos universitários no Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies). Previsto para entrar no ar nesta segunda-feira, o sistema só estará disponível para os alunos interessados a partir do dia 31 de janeiro. O site permite que os estudantes façam simulações de financiamento, por exemplo. Os detalhes para o novo período de inscrições serão divulgados pelo MEC em breve.

Desde domingo, o ministério enfrenta problemas com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Estudantes reclamam em redes sociais e em comentários de matérias no iG Educação que não conseguem entrar no site ou completar todas as etapas do processo. Segundo o MEC, a lentidão se deve à elevada audiência. O hot site do SiSU chegou a receber 47 mil acessos simultâneos e a página de inscrição, 84 mil. Na manhã desta segunda-feira, a média de inscrições chegou a 400 por minuto — a capacidade do sistema é de 50 mil inscrições por hora, ou 833 por minuto. O MEC informa que, quando esse número é superado, ocorre a lentidão e recomenda que as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, somente no momento final.

Apesar dos problemas, 560 mil pessoas conseguiram se inscrever no SiSU até as 19h desta segunda no site que vai distribuir 83.215 vagas em 83 instituições públicas de ensino a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a prorrogação do fim do prazo de inscrições no SiSU para quinta-feira, o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) também foi alterado. Para não confundir as datas e permitir que os estudantes possam se candidatar nos dois sistemas, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o início das inscrições para as 123 mil bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior para sexta-feira (21) e não mais quarta (19), como estava previsto.

    Leia tudo sobre: SiSUEnemProUniFIes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG