Candidatos que concluíram ensino médio em escola pública podem se candidatar a 92 mil vagas em faculdades privadas

As inscrições para o programa do governo federal que dá bolsas em instituições particulares, o Programa Universidade para Todos (Prouni), terminam às 23h59 desta sexta-feira, dia 24. As bolsas de 100% e 50% são para cursos com início no segundo semestre deste ano. Serão oferecidas 92 mil vagas – 46.970 com bolsas integrais e 45.137, parciais.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Prouni com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. É preciso ter feito média mínima de 400 pontos e não ter zerado na redação. Se houver procura maior do que o total de vagas, a seleção será pelo melhor desempenho na prova. Serão feitas três chamadas: a primeira prevista para 27 de junho, a segunda em 12 de julho e a terceira em 25 de julho.

Quem não for pré-selecionado em uma das três chamadas do ProUni pode participar de lista de espera. O candidato deverá manifestar o interesse por meio do site do programa no período de 6 a 8 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior a partir de 11 de agosto.

As bolsas do Prouni são destinadas a estudantes de escolas públicas ou que tenham sido bolsistas em instituições particulares. Para conseguir o benefício integral, o candidato deve comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 817) por pessoa da família. Para pagar a metade da mensalidade, a pessoa pode ter renda de até (R$ 1.634) por morador de uma casa. Nos dois casos é preciso ser a primeira graduação do candidato. A exceção são os cursos destinados a formação de professores, em que não há restrição.

As informações deverão ser comprovadas na instituição de ensino escolhida em prazo previsto por cada faculdade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.