Alunos que não compareceram a prova enviaram justificativas ao governo. Exame é aplicado a estudantes do ensino superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira a lista dos estudantes dispensados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010. A lista foi publicada no Diário Oficial da União, confira aqui .

A dispensa é concedida aos estudantes que foram convocados para prestar o Enade e não realizaram a prova aplicada em 21 de novembro do ano passado. Os alunos tiveram que justificar a ausência ao Inep. Uma comissão do instituto analisou os pedidos.

Caso a justificativa não tenha sido aceita, o estudante ficará com o Enade, que é um componente curricular, pendente, o que impossibilita a emissão do diploma. O estudante deve esperar uma portaria que autorize as instituições a inscrever estudantes com pendências.

Segundo o Inep, 650.066 estudantes foram convocados para o Enade. Desses, 261.745 são ingressantes e 161.151 são concluintes. Outros 227.170 inscritos são estudantes selecionados para edições anteriores do Enade. As áreas avaliadas foram: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e os cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Entre as áreas avaliadas, a que apresenta o maior número de inscritos foi a de bacharelado em Enfermagem, com 86.856 inscritos. A área com menor número de inscritos é Tecnologia em Agroindústria, com 387.

* Com informações da Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.